Phytochemical investigation, phenol content and allelopathic potential of Croton heliotropiifolius Kunth extract
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1873Resumo
RESUMO: O presente estudo envolve investigação fitoquímica, conteúdo de fenol e potencial alelopático do extrato de Croton heliotropiifolius Kunth na germinação de Digitaria insularis (L.) Fedde. Com extratos etanólicos e aquosa da folha de C. heliotropiifolius; foi realizada prospecção de metabólitos secundários e Testes de espectrofotometria ultravioleta-visível (UV-visível) para fenóis totais e flavonóides. O bioensaio de germinação foi realizado em câmara BOD (12L: 12D) com extratos vegetais a 100, 50, 25 e 10%, tendo água como controle contra sementes de D. insularis. Foram avaliados a porcentagem de germinação (G%), índice de velocidade de germinação (IVG), plântulas anormais (PAn%), comprimento de raiz e parte aérea (CR e CPA). Os extratos reduziram a germinação e o desenvolvimento das espécies-alvo indicadas por G% e IVG a partir da concentração de 10%. O mesmo ocorreu com as variáveis PAn%, CR e CPA. Em ambos os extratos foi indicada a presença de metabólitos secundários, o teor de fenol obtido foi de 0.3422 mg EAG / g para o extrato etanólico e 0.375 mg EAG / g para o extrato aquoso, para os flavonóides 0.1071 mg EQ / g no etanólico extrato e 0.0110 mg EQ / g em extrato aquoso. Os extratos demonstraram redução na germinação e alteração na fisiologia das sementes de Digitaria insularis (L.) Fedde.
PALAVRAS-CHAVE: Extratos, Metabolitos secundários, Germinação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Chryslane Barbosa da Silva, Kelly Barbosa da Silva, Antônio Euzébio Goulart Santana, Aldenir Feitosa dos Santos, João Gomes da Costa, Lígia Sampaio Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”