A literatura afro-brasileira como contribuição para uma educação antirracista: o conto A Escrava

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1892

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir como a literatura afro-brasileira (IANNI, 1988; Diogo, 2016; Pereira, 2017) contribui para a construção de uma educação antirracista (MUNANGA, 2005; CARNEIRO, 2005; LIMA, 2005) por meio da obra A Escrava, de Maria Firmina dos Reis. Por se tratar de um artigo de reflexão conceitual, a obra A Escrava é abordada como prática social discursiva na qual os sujeitos, por meio dela, interagem no e com o mundo a sua volta. Nesse sentido, os discursos de Maria Firmina do Reis emergem questões sobre identidades sociais e posições dos sujeitos negros e da mulher negra nas relações sociais da época e que perduram na atualidade. Por essa razão, A Escrava se configura como uma proposta de prática educativa emancipatória (FREIRE, 2005) e antirracista pela qual podem ser discutidos conhecimentos e crenças que possibilitam a aproximação dos sujeitos da atualidade com histórias, memórias, experiências e vivências contadas por outros sujeitos que narram, por meio de suas obras, as trajetórias de seus silenciamentos e lutas em consequência da sua raça, cor e gênero.

PALAVRAS-CHAVE:  Racismo, Gênero, Emancipação, Literatura. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro associado  do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa.Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação do campo, educação quilombola, educação de jovens e adultos, prática educativa, saberes docentes e organização escolar.

Rafael Bezerra da Silva Farias, Universidade Federal de Peranmbuco

Ggraduado em História/Asces-Unita (2019). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira/FAHE (2020) é idealizador/Fundador do coletivo caruaruense A Literatura Também Tem Pele Preta. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Em Educação Do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE-CAA). Membro do Centro Paulo Freire, Estudo e Pesquisa, Recife/PE. Tem interesse nas discursões que aborda História do Brasil e da população afro-brasileira, Educação Antirracista e Relações Étnico Raciais, Literatura afro-Brasileira e Literatura Brasileira, Mediação de Leitura Para As Series Inicias, com Ênfase Para Leitura de Mundo e Das Palavras.

Cinthya Torres Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada 2 no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), lotada no Núcleo de Formação Docente (NFD).  Professora pesquisadora do LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (UFPE/CAA) e do GEPECQ- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (UFPE/CAA). Membro associado do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (PE). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação com ênfase em formação de professores anos iniciais, finais e ensino médio da educação do Campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação indígena e análise de livro didático de língua portuguesa (anos iniciais) na educação do campo. Atua nas seguintes temáticas da área de Educação: Educação do Campo, Formação de Professores, Análise de Livro Didático de Língua Portuguesa, Saberes Docente e Metodologia Científica. Na área da Linguística, atua nas temáticas da Referenciação, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Alencar, M. F. dos S., Farias, R. B. da S. . ., & Melo, C. T. . (2021). A literatura afro-brasileira como contribuição para uma educação antirracista: o conto A Escrava. Diversitas Journal, 6(3), 3662–3682. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1892