A literatura afro-brasileira como contribuição para uma educação antirracista: o conto A Escrava

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1892

Abstract

ABSTRACT: This article aims to reflect how Afro-Brazilian literature (IANNI, 1988; Diogo, 2016; Pereira, 2017) contributes to the construction of an anti-racist education (MUNANGA, 2005; CARNEIRO, 2005; LIMA, 2005) through the work The Slave, by Maria Firmina dos Reis. As it is an article of conceptual reflection, the work A Escrava is approached as a discursive social practice in which subjects, through it, interact in and with the world around them. In this sense, the speeches of Maria Firmina do Reis raise questions about social identities and positions of black subjects and black women in social relations at the time and which persist today. For this reason, A Escrava is configured as a proposal for an emancipatory (FREIRE, 2005) and anti-racist educational practice through which knowledge and beliefs that enable the approximation of current subjects with stories, memories, experiences and experiences told by other subjects can be discussed who narrate, through their works, the trajectories of their silences and struggles as a result of their race, color and gender.

KEYWORDS: Racism, Gender, Emancipation, Literature.

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Author Biographies

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro associado  do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa.Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação do campo, educação quilombola, educação de jovens e adultos, prática educativa, saberes docentes e organização escolar.

Rafael Bezerra da Silva Farias, Universidade Federal de Peranmbuco

Ggraduado em História/Asces-Unita (2019). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira/FAHE (2020) é idealizador/Fundador do coletivo caruaruense A Literatura Também Tem Pele Preta. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Em Educação Do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE-CAA). Membro do Centro Paulo Freire, Estudo e Pesquisa, Recife/PE. Tem interesse nas discursões que aborda História do Brasil e da população afro-brasileira, Educação Antirracista e Relações Étnico Raciais, Literatura afro-Brasileira e Literatura Brasileira, Mediação de Leitura Para As Series Inicias, com Ênfase Para Leitura de Mundo e Das Palavras.

Cinthya Torres Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestre em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada 2 no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), lotada no Núcleo de Formação Docente (NFD).  Professora pesquisadora do LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (UFPE/CAA) e do GEPECQ- Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola (UFPE/CAA). Membro associado do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (PE). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Educação com ênfase em formação de professores anos iniciais, finais e ensino médio da educação do Campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação indígena e análise de livro didático de língua portuguesa (anos iniciais) na educação do campo. Atua nas seguintes temáticas da área de Educação: Educação do Campo, Formação de Professores, Análise de Livro Didático de Língua Portuguesa, Saberes Docente e Metodologia Científica. Na área da Linguística, atua nas temáticas da Referenciação, Linguística Textual e Análise do Discurso.

Published

2021-08-09

How to Cite

Alencar, M. F. dos S., Farias, R. B. da S. . ., & Melo, C. T. . (2021). A literatura afro-brasileira como contribuição para uma educação antirracista: o conto A Escrava. Diversitas Journal, 6(3), 3662–3682. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1892