Efeitos da temperatura na germinação de sementes de milho biofortificado
DOI:
https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1902Resumo
RESUMO: Para uma boa germinação, as sementes necessitam principalmente de oxigênio, água e temperaturas adequadas, sendo esta última o fator mais relevante na velocidade germinativa. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi identificar temperaturas favoráveis à germinação de sementes de milho (BRS-4104). O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, em Cascavel, Estado do Paraná. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC). Foram estudadas 5 temperaturas: 15 ºC, 20 ºC, 25 ºC, 30 ºC e 35 ºC, com 8 períodos de avaliação e 5 repetições, sendo 25 sementes em cada. Foram avaliadas as seguintes variáveis: índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), primeira contagem (PC) e germinação do milho (G). As médias do experimento foram submetidas a análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade para todas as variáveis, a partir do programa ASSISTAT. Concluiu-se que a temperatura ideal para germinação de sementes da cultivar de milho biofortificado (BRS-4104) está entre 20 e 35 ºC.
PALAVRAS-CHAVE: Ecofisiologia, Germinação de sementes, Zea mays.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Rocha da Silva, Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”