Efeitos da temperatura na germinação de sementes de milho biofortificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1902

Resumo

RESUMO: Para uma boa germinação, as sementes necessitam principalmente de oxigênio, água e temperaturas adequadas, sendo esta última o fator mais relevante na velocidade germinativa. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi identificar temperaturas favoráveis à germinação de sementes de milho (BRS-4104). O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, em Cascavel, Estado do Paraná. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC). Foram estudadas 5 temperaturas: 15 ºC, 20 ºC, 25 ºC, 30 ºC e 35 ºC, com 8 períodos de avaliação e 5 repetições, sendo 25 sementes em cada. Foram avaliadas as seguintes variáveis: índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), primeira contagem (PC) e germinação do milho (G). As médias do experimento foram submetidas a análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade para todas as variáveis, a partir do programa ASSISTAT. Concluiu-se que a temperatura ideal para germinação de sementes da cultivar de milho biofortificado (BRS-4104) está entre 20 e 35 ºC.

PALAVRAS-CHAVE: Ecofisiologia, Germinação de sementes, Zea mays.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bióloga pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Também é graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense - UNIPAR e em Letras/Língua Portuguesa pela ISEED. Especialista em Educação Especial e Educação do Campo pela Universidade Cândido Mendes. Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Eficaz. Especialista em Docência e Gestão do ensino superior pela Universidade Paranaense- UNIPAR. Em 2014 atuou como docente voluntária pela SEED, em turmas de Educação de jovens e adultos. Atuou em 2017 e 2018 como professora de Ciências e Biologia no Colégio Estadual Osório Duque Estrada no município de Diamante do Sul - PR e nos Colégios Duque de Caxias e Amâncio Moro em Corbélia - PR. Atualmente é Assistente de Pesquisa Agrícola da empresa Corteva Agriscience, estação de Toledo-PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais (GEPECIA) da UNIOESTE. Possui ampla experiência em revisão, correção e auxílio na escrita de textos técnicos e científicos.

Downloads

Publicado

2021-08-01

Como Citar

Silva, A. P. R. da, & Nepomoceno, T. A. R. (2021). Efeitos da temperatura na germinação de sementes de milho biofortificado. Diversitas Journal, 6(3), 2946–2954. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1902