Influência do volume/diâmetro da tampa da câmara de pressão na eficiência do carneiro hidráulico alternativo
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2122Palavras-chave:
Bomba de ariéte,, Elevação da água, IrrigaçãoResumo
O transporte de água é um dos principais problemas encontrados na produção agrícola, visto que em muitas localidades é necessária sua elevação e transporte para outras áreas. Sendo utilizado equipamentos como motobombas. Entretanto, apresentam um alto custo para aquisição do equipamento, além de utilizar de fontes não renováveis. Visando contornar este fato, a utilização do carneiro hidráulico se torna uma alternativa viável, pois é um equipamento de baixo custo cuja função é bombear água sem a utilização de combustíveis ou energia elétrica, podendo ser construído alternativamente com peças de PVC, e Garrafas PET para ser utilizada como câmara de pressão, necessários estudos comprovando a eficiência a fabricação deste equipamento com peças alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o funcionamento da combinação de diferentes volumes (1; 2 e 3L) da câmara de pressão de garrafa PET em diferentes diâmetros (0,5; 1,5 e 2,5 cm) do furo na tampa da garrafa, e observar qual das combinações que apresentam melhor rendimento, maior vazão e relação entre as quantidades de batidas de golpe de aríete por minuto com vazão recalcada. Os resultados apresentam que a combinação da câmara de pressão de garrafa PET de 2 L com o diâmetro do furo na tampa da garrafa de 2,5 cm apresentou melhor um rendimento, maior vazão e quantidades de batidas de golpe de aríete por minuto com vazão recalcada.
Métricas
Referências
Barbosa, EHS (2018). Fabricação e Estudo de um Carneiro Hidráulico de Baixo Custo (Tese de bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Borghetti, J. R., Silva, W. L. C., Nocko, H. R., Loyola, L. N., & Chianca, G. K. (2017). Agricultura irrigada sustentável no Brasil: identificação de áreas prioritárias. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Borzi, NRG, & do Prado, G. (2018). CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARNEIROS HIDRÁULICOS. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, 12 (5), 2954-2963.
Cararo, D. C., Damasceno, F. A., Griffante, G., & Alvarenga, L. A. (2007). Características construtivas de um carneiro hidraúlico com materiais alternativos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 11, 349-354.
CARVALHO, J. D. A., BRAGA JÚNIOR, R. A., & REIS, J. (2000). Análise de custos na escolha do tipo de motor para acionamento de bombas em áreas irrigadas. Ciência e Agrotecnologia, 24(2), 434-440.
CERPCH – Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos. Carneiro hidráulico. 2002.
Coelho, E. F., Silva, A. J. P., Parizotto, I., & Silva, T. S. M. (2014). Sistemas e manejo de irrigação de baixo custo para agricultura familiar. Cruz das almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Costa, N. D. A. M. (2019). Adoção do carneiro hidráulico para estudo didático (Bachelor's thesis, Brasil).
EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Carneiro
Hidráulico. (2013). Rural de Santa Catarina-Epagri. Dados e informações Carneiro Hidráulico: UPR, 8. Ferreira, DF (2011). Sisvar: um sistema computacional de análise estatística. Ciência e agrotecnologia , 35 , 1039-1042.
GOUVEA, C., SILVA, D., HURTADO, A., & MACEDO, M. (2013). Aumento de eficiência de um carneiro hidráulico para uso no meio rural. Espacios, 34(6), 12-20.
Junior, MV, da Silva, RTL, Moreira, WKO, de Souza, JL, Sarmento, CS, & dos Santos Rodrigues, JL (2021). Desempenho de carneiro hidráulico construído com diferentes volumes de câmara de ar. Revista Engenharia na Agricultura-REVENG, 29 , 17-27.
Maeda, L. K. (2010). Análise de sistemas alternativos de bombeamento, condução de água e irrigação: estudo de caso a horta municipal de São Carlos (Doctoral dissertation, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO).
NETTO, J.M.A.; FERNANDÉZ, M.F; ARAUJO, R; EIJILTO, A. Manual de hidráulica. 8.ed. São Paulo: butcher, 2018. 120p;
Oliveira, J., Koetz, M., Silva, T. J., & Anicésio, E. C. (2011). Construção e avaliação de equipamento para bombeamento de água tipo “Carneiro Hidráulico alternativo”. Enciclopédia Biosfera, 7(13).
Reboita, M. S., Rodrigues, M., Silva, L. F., & Alves, M. A. (2015). Aspectos climáticos do estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia, 17.
Ykeda, G. E., da Silva Barbosa, F., & Del Pino, M. A. I. T. (2019). Estudo do rendimento de bombeamento para um protótipo de carneiro hidráulico de PVC. Revista Agrogeoambiental, 11(1).
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas José de Paiva Milagres, CARLOS HENRIQUE MILAGRES RIBEIRO, Roni Peterson Carlos, Thatyelle Cristina Bonifácio, Queila Gouveia Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”