Poesia visual em sala de aula
um relato sobre a prática no programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2155Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Intervenção, Poéticas visuais, Resenha crítica, PandemiaResumo
Este trabalho se deteve na apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção do projeto Residência Pedagógica no contexto de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, que tratou da temática das poéticas visuais no eixo da experiência modernista no Brasil. Nesse sentido, houve uma abordagem diacrônica desde o modernismo – apontando as suas fases e, sobretudo, atentando para as poéticas interessadas no desenvolvimento dos componentes visuais, como a do pernambucano João Cabral de Melo Neto – até a poesia concreta, movimento que se encarregará de propor um horizonte possível para o que se convencionou chamar contemporaneamente de poesia visual. Em paralelo às discussões literárias, trabalhou-se com o gênero resenha crítica para capacitar os alunos a uma produção escrita sobre o documentário Poetas de campos e espaços (1992), atividade final da sequência. Dado o cenário pandêmico por que o mundo foi interpelado, as aulas foram organizadas em dois eixos: presencial e online, pois que a experiência ocorreu em modelo híbrido. No caso do primeiro, os encontros em sala de aula foram organizados no modelo expositivo-dialogado, ao passo que no segundo utilizou-se do auxílio da plataforma youtube para veiculação de aulas gravadas.
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