Poesia visual em sala de aula

um relato sobre a prática no programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2155

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Intervenção, Poéticas visuais, Resenha crítica, Pandemia

Resumo

Este trabalho se deteve na apresentação das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção do projeto Residência Pedagógica no contexto de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual, que tratou da temática das poéticas visuais no eixo da experiência modernista no Brasil. Nesse sentido, houve uma abordagem diacrônica desde o modernismo – apontando as suas fases e, sobretudo, atentando para as poéticas interessadas no desenvolvimento dos componentes visuais, como a do pernambucano João Cabral de Melo Neto – até a poesia concreta, movimento que se encarregará de propor um horizonte possível para o que se convencionou chamar contemporaneamente de poesia visual. Em paralelo às discussões literárias, trabalhou-se com o gênero resenha crítica para capacitar os alunos a uma produção escrita sobre o documentário Poetas de campos e espaços (1992), atividade final da sequência. Dado o cenário pandêmico por que o mundo foi interpelado, as aulas foram organizadas em dois eixos: presencial e online, pois que a experiência ocorreu em modelo híbrido. No caso do primeiro, os encontros em sala de aula foram organizados no modelo expositivo-dialogado, ao passo que no segundo utilizou-se do auxílio da plataforma youtube para veiculação de aulas gravadas.   

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARANHA, M. (1998). Filosofia da educação. Moderna.

BAKHTIN, M. (2011). Estética da criação verbal. (6ªed.). Editora WMF.

BARTES, R. (2009). Aula. (14ªed.). Cultrix.

CAMPOS, A. (2015). Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia. Companhia das letras.

CÂNDIDO, A. (2017). Vários escritos. (6ªed.). Ouro sobre azul.

COSSON, R. (2009). Letramento literário: teoria e prática. Contexto.

FARACO, C. (2009). Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Parábola editorial.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. (27ªed.). Paz e terra.

LÉVY, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.

PIGNATARI, D., CAMPOS, A., & CAMPOS, H. (1987). Teoria da poesia concreta: Textos críticos e manifestos 1950-1960. Brasiliense.

POUND, E. (1990). Abc da literatura. (11ªed.). Cultrix.

RISÉRIO, A. (1998). Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Copene.

VIEIRA, F. (2016). A antirretórica do menos, leituras sobre Augusto de Campos. Caule de papiro.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Passos, R., & Patrícia, W. (2022). Poesia visual em sala de aula: um relato sobre a prática no programa Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2155

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP