Cuidados durante a Pandemia: uma abordagem sobre saúde mental para escolares do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2169Palavras-chave:
COVID-19, Qualidade do sono, AdolescentesResumo
Diante do contexto da pandemia Covid-19 vivenciada na atualidade, o Ministério da Saúde, reforçou a necessidade de intensificar muitos cuidados para que a disseminação do vírus (SARS CoV-2) seja evitada. Esses cuidados, no entanto, englobam várias áreas, entre elas, se torna crucial tratar da nossa saúde mental. Alterações no sono e insônia estão nas reações comuns causadas pela pandemia. O sono no período de adolescência mostra-se cada vez mais primordial para a saúde psicológica tanto no presente quanto no futuro dos mesmos. Desse modo, o presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência vivenciada no projeto “Psicovida” com alunos da educação básica sobre a relevância dos cuidados com a qualidade do sono, principalmente, em face da atual realidade pandêmica. Trata-se de um estudo de caráter descritivo qualitativo baseado na pesquisa-ação, com a utilização de metodologias ativas desenvolvidas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e da professora de Ciências da escola básica, que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. A atividade desenvolvida a partir do projeto “Psicovida” foi o jogo do sono, onde foi abordado a qualidade do sono dos alunos após o início da pandemia. Cujos resultados mostraram que após o início da pandemia o sono dos alunos ficou mais irregular, sem hora para dormir e acordar, tendo mais insônia, menos produtividade e acarretando em descontrole emocional. Assim, percebe-se a necessidade de trabalhar mais questões relacionadas à saúde mental e em especificidade a qualidade do sono em adolescentes.
Métricas
Referências
Barbosa, E. (2021). Sonolência diurna: quais são as causas?. Cpaps. https://www.cpaps.com.br/blog/sonolencia-diurna-quais-sao-as-causas/
Caligari, R. (2018). Insônia: por que o celular prejudica tanto o sono?. PEBMED.
Certo, A. C. T. (2016). Qualidade do sono e suas implicações ao nível da ansiedade, depressão e stress nos estudantes do ensino superior. Instituto Politécnico de Bragança, Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/13051/1/Certo_Ana.pdf
Del Ciampo, L. A., Louro, A., & Del Ciampo, L. R. (2017) Características de hábitos de sono entre adolescentes da cidade de Ribeirão Preto (SP). J. Hum. Growth e Development, 27(3), 307-314. httts://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822017000300008&lng=es&nrm=isso&tlng=pt
Dravet, F., & Castro, G. (2019). Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, (23), 1-14. https://doi.org/10.7322/jhgd.107097
Faro, A., Bahiano, M. A., Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B. F. P., & Vtti, L. S. (2020). Covid-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia. Campinas, (37), 1-14. https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/
Federighi, R. n.d. (2021). Falta de sono pode prejudicar a saúde e o equilíbrio do organismo. Duoflex. https://www.duoflex.com.br/blog/falta-de-sono-pode-prejudicar-a-saude-e-o-equilibrio-do-organismo/
Gandra, A. (2021, março 21). Pandemia afeta saúde mental de crianças e jovens, dizem psiquiatras. Agencia Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-03/pandemia-afeta-saude-mental-de-criancas-e-jovens-dizem-psiquiatras
Hammond, C. (2021, abril 05). Por que sono dos adolescentes é importante para a saúde mental. BBC News. https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-56485386
Meirelles, A. F. V., Chaves, C. R. M. M. de., Pereira, C. D., Sá pacheco, C. A. M., Brito, J. A. A.
De., Ramos, J. R. M. de., Pontes, K. A. E. S., Barreto, L. C. L., Menezes, L. A. de., Nehab, M. F., Gomes, M. A. S. M., Moreira, M. E. L., Moura, M. M. D. de., Carvalho, M. S. D. de., Gomes, M. M., Filho, o. C. S., & Azevedo, Z. M. A. de. (2020). COVID-19 e saúde da criança e do adolescente. Fiocruz. 70p. https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/covid-19-saudecrianca-adolescente.pdf
Ministério da Saúde. (2021). Dia Mundial da Saúde: a importância dos cuidados na pandemia e da vacinação. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/diamundial-da-saude-a-importancia-dos-cuidados-na-pandemia-e-davacinacao#:~:text=%C3%89%20essencial%20a%20ades%C3%A3o%20de,espalhadas%20por%20todo%20º%20pa%C3%ADs
Ministério da Saúde. (2020). Saúde mental e a pandemia de Covid-19. https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/
Noemi, D. 12. (2019). benefícios de introduzir a gamificação na aprendizagem. Escolas disruptivas. https://escolasdisruptivas.com.br/steam/gamificacao-na-aprendizagem/
Oliveira, W. A. (2018). Influência da qualidade do sono sobre a aprendizagem no ensino de Ciências. [Monografia - Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco]. Attena Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28932
Santin, G. C. (2017). Aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de educação profissional. [Especialização – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari]. Biblioteca Digital da Univates. https://www.univates.br/bdu/handle/10737/2208
Zanquetta, P. S. (2013). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. In: Sono e Qualidade de Vida. Cadernos PDE, (11), 1-39. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_edfis_pdp_paulo_sergio_zanquetta.pdf
Zollner, A. C. R. (2021, junho 02). A pandemia e a urgência no cuidado com saúde mental de crianças e adolescentes. EcoDebate.https://www.ecodebate.com.br/2021/06/02/a-pandemia-e-a-urgencia-no-cuidado-com-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes/
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Érika Sirqueira Cesário Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”