Hora da diversão: jogos como ferramenta na alfabetização pós isolamento social pandêmico na Amazônia Amapaense

Autores

  • Caio Eduardo Damasceno Pantoja UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
  • Clodoaldo Marques da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
  • Ângela do Céu Ubaiara Brito UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2188

Palavras-chave:

LUDICIDADE, PÂNDEMIA, LEITURA, ESCRITA, BRINCAR

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas a partir do programa Residência Pedagógica que, por sua vez, visa estimular e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura, proporcionando o acesso do acadêmico à Educação Básica. Nesse sentido, este trabalho apresenta as experiências adquiridas com o uso de jogos como ferramenta para alfabetizar crianças que tiveram prejuízos no processo de aquisição do sistema alfabético, leitura e escrita, por decorrência do isolamento social de COVID-19, o que ocasionou o afastamento presencial da escola. Após uma atividade diagnóstica, observou-se a necessidade de buscar uma ferramenta metodológica eficaz que pudesse contribuir, de forma significativa, no avanço da alfabetização dessas crianças. O relato traz autores como: Ferreiro e Teberosk (1985), Soares (2009), Kishimoto (1993), Piaget (1975) e Vygotsky (1991), para discutir sobre o tema. Os jogos foram usados em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, obtendo sucesso de alfabetização de quase 100% da turma.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Decreto nº 1377/2020 do Governo do Amapá. (2020). Diário Oficial do Amapá: seção 1, nº 7.125. http://www.transparencia.ap.gov.br/relatorios/covid/legislacoes/decretos/DECRETO_N_1377_DE_17_DE_MAR%C3%87O_DE_2020.pdf.

FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. (1985). A Psicogênese da Língua Escrita. Artes Medicas.

GALLAGHER, J. (2020. 23 novembro). 10 anos em 10 meses: como cientistas de Oxford criaram em tempo recorde um novo modelo de vacina contra o coronavírus. BBC NEWS | Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55049893.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (1933). Jogos Infantis: O jogo, a Criança e a Educação. Vozes.

Ministério da Educação. (2021). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Censo Escolar: divulgados dados obre impacto da pandemia na educação. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao.

Ministério da Saúde. (2022). Painel Coronavírus. https://covid.saude.gov.br/

O Fundo das Nações Unidas para a Infância | Unicef Brasil. (2021, abril 29). Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia, alertam UNICEF e Cenpec Educação. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-de-6-10-anos-sao-mais-afetadas-pela-exclusao-escolar-na-pandemia.

PERANZONI. Vaneza Cauduro; ZANETTI. Adriane; NEUBAUER. Vanessa Steigleder. (2013). Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras: recursos necessários na prática educacional cotidiana. Revista Digital. pp. 1. https://www.efdeportes.com/efd182/os-jogos-recursos-na-pratica-educacional.htm

PIAGET, Jean. (1975). Para onde vai à educação?. (3ª ed.). José Olympio.

Senado Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. https://legis.senado.leg.br/norma/579494/publicacao/16434817

SOARES, Magda. (2009). Letramento: um tema em três gêneros. (3ª ed.). Autêntica.

VYGOTSKY, L. S. (1991). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (4ª ed.). Martins Fontes.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-02

Como Citar

Damasceno Pantoja, C. E., Costa, C. M. da, & Brito, Ângela do C. U. (2022). Hora da diversão: jogos como ferramenta na alfabetização pós isolamento social pandêmico na Amazônia Amapaense. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2188

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP