A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2202Palavras-chave:
covid-19, globalização, práticas pedagógicas, educação libertadoraResumo
O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens. Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.
Métricas
Referências
Assis, A. S. (2016). O PIBID como política pública para a formação docente. Revista Thema, 13(2), 2-3. https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.2-3.391
Brasil. (2009). Portaria nº 122, de 16 de setembro de 2009. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Dispõe sobre o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito da CAPES. Diário Oficial da União. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria122-pibid-pdf
Brasil. (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf
Freire, P. (1986). Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/medo_ousadia.pdf
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6ª ed.). Editora Atlas SA. https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf
Hopinks, Universidade da Johns. COVID-19 MAP. https://coronavirus.jhu.edu/map.html
Hooks, B. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes. https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/bell_hooks_-_Ensinando_a_Transgredir_1.pdf
Illeris, K. (2013). Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 15-30. https://statics-shoptime.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/112900708.pdf
Libâneo, J. C. (2017). didática. Cortez Editora. https://books.google.com.br/books?id=q3MzDwAAQBAJ&lpg=PT3&ots=bUZSlKuubj&dq=Lib%C3%A2neo%2C%20J.%20C.%20(2017).%20did%C3%A1tica.%20Cortez%20Editora&lr&hl=pt-BR&pg=PT5#v=onepage&q&f=false
Lindo, P. Souza, R. Paim, R. (2017). O PIBID como ‘Terceiro Espaço’ na Formação de Professores de Geografia. In: BETTENCOURT, R. (Org.) PIBID como estratégia de formação de professores. Rio de Janeiro: Eulim, 2017. P. 147-175. https://www.researchgate.net/publication/354247952_O_PIBID_como_Terceiro_Espaco_na_Formacao_de_Professores_de_Geografia
Rego, N., & Costella, R. Z. (2019). Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. Revista Signos Geográficos, 1, 15-15. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59454/33366
Santos, M. (1996). Por uma geografia cidadã: por uma espitemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, 21(1). https://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38613/26350
Stefanello, A. C. (2009). Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Editora Ibpex. https://books.google.com.br/books?id=SO3qCAn6FQwC&lpg=PA13&ots=9-1pt6IGW5&dq=Did%C3%A1tica%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem%20no%20ensino%20de%20geografia&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=Did%C3%A1tica%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20aprendizagem%20no%20ensino%20de%20geografia&f=false
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”