A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia

Autores

  • Érico Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Paula Lindo
  • Vanessa Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2202

Palavras-chave:

covid-19, globalização, práticas pedagógicas, educação libertadora

Resumo

O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens.  Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Lima, Érico, Lindo, P., & Nascimento, V. (2022). A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2202

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP