Residência Pedagógica: experiência com a formação docente em química

Autores

  • Matheus Braga de Melo UFAM
  • Júlia Mendonça de Souza UFAM
  • Ester Marques Leite UFAM
  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas/Docente permanente

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2219

Palavras-chave:

Experiência, Ensino a distância, Pandemia

Resumo

Este trabalho compartilha o relato das experiências construídas por três (3) residentes de química participantes da Residência Pedagógica (RP) - subprojeto Química da Universidade Federal do Amazonas. Entre Outubro de 2020 a Maio de 2021, as atividades no programa da RP foram divididas em três momentos: (1) A oferta de um curso online sobre Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), (2) Webinário e (3) A observação do ensino remoto em uma escola pública. Essas atividades mostraram aos residentes quão desafiantes é o exercício docente, principalmente, em meio às dificuldades de adaptações às tecnologias da informação para garantir as atividades escolares em meio a uma emergência sanitária. O que se observou foi falta de preparo dos professores em contornar a situação, tendo em vista o desinteresse e a falta de motivação dos estudantes. Por outro lado, a formação proporcionada pela RP nos atribuiu valores pedagógicos a nossa identidade docente em relação a pensar em metodologias inovadoras para a sala de aula bem como buscar por intervenções alinhadas às práticas pedagógicas e ao uso de tecnologia que estimulassem a motivação dos alunos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Braga de Melo, M., Mendonça de Souza, J., Marques Leite, E., & Pinto Monteiro, E. (2022). Residência Pedagógica: experiência com a formação docente em química. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2219

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP