Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto

Autores

  • Aline Guerrera Santos da Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1124-0726
  • Camila Carvalho Caproni Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Carla Aparecida da Costa Secretaria do Estado de Educação
  • Fabiana Lucio de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologia, Educação

Resumo

A inclusão social é um tema de suma importância principalmente em âmbito acadêmico, em que todos os estudantes têm direito a uma educação de qualidade e igualitária; nesse sentido, as ferramentas educacionais  tornam-se grandes aliadas e propiciam um aprendizado efetivo. Dentre as ferramentas tecnológicas, destaca-se o podcast, muito utilizado durante o ensino remoto emergencial, eficiente para alunos com  deficiência visual por se tratar de um mecanismo de áudio. Analisando esse contexto, este trabalho visou relatar a experiência da utilização de podcasts para alunos com deficiência visual no período de  dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conteúdos gravados foram retirados do Plano de Estudos Tutorados, elaborado pelo Governo de Minas, e o podcast foi enviado por meio do aplicativo Whatsapp. Esta ação efetivou o processo de ensino aprendizagem, proporcionou uma inclusão de qualidade, garantiu que as necessidades  cognitivas dos alunos fossem atendidas, ampliando a interação e seus interesses e também colaborou de forma muito positiva na formação pessoal e acadêmica das residentes.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Guerrera Santos da Silva, A., Carvalho Caproni, C., Aparecida da Costa, C. ., & Lucio de Oliveira, F. (2022). Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP