A contação de história no processo de autoconhecimento: toda história merece ser contada
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2248Palavras-chave:
Ludicidade, Identidade, HistóriasResumo
Com a realidade de um mundo pandêmico, é impossível negar os reflexos e as consequências negativas no contexto educacional, no que diz respeito ao uso da ludicidade nas aulas que se tornaram totalmente virtuais, onde só é possível ver rostos na tela de um computador. Foi possível perceber a proximidade da família no isolamento social se intensificando, a rotina sendo modificada para proteger a saúde de todos. A contação de histórias como atividade lúdica desperta a curiosidade, a imaginação, desenvolve o pensamento e autonomia, além de proporcionar a possibilidade de expressar as emoções e resolver conflitos próprios. O projeto, aqui descrito, parte do pressuposto que a contação de história de forma lúdica, possa reconectar os alunos à sua própria história, à sua identidade, explorando a proximidade com seus familiares a partir de fotos de família, transmutando o ensino remoto monótono em uma aula lúdica e mais interativa, tendo como objetivo a criação de novos métodos e meios que favoreçam a aquisição do conhecimento no ensino a distância, visando introduzi-los de forma eficaz, utilizando o lúdico como estratégia para proporcionar uma aprendizagem significativa na área de linguagens. Desta forma, o trabalho contribui para o incentivo de metodologias ativas e criativas, relacionando o relato de experiências individuais à troca cultural e ao reconhecimento das raízes de cada aluno, promovendo a interdisciplinaridade, o desenvolvimento cognitivo e social, e aliando o trabalho desenvolvido na Universidade à comunidade visando auxiliar a mesma em diretrizes e atividades que se adaptam aos novos tempos e ajudam a inovar o ambiente escolar.
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