As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2262Palavras-chave:
Residência pedagógica, Ensino, Pandemia, EducaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.
Métricas
Referências
Alves, F. M., Cortez, I. C., & Cortez, J. D. (2017). Experiências do estágio supervisionado vivenciado no curso de ciências biológicas como ferramenta na construção do conhecimento docente. Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, 5(1), 113-128.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. (2020). Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 199, p. 4.
CAPES. (2018). Fundação CAPES. Fonte: https://uab.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica
Castro, K. S., Lopes, C. L., Da Silva, W. M., Soares, K. S., Nunes, A. N., & Castro, I. F. (2021). Residência Pedagógica e a formação docente em tempos de pandemia: desafios e perspectivas dos licenciandos. Research, Society and Development, 10(13), 1-14.
De Souza, M. M. (2002). Teoria, Método e Criatividade (32 ed.). Vozes.
Delatorre, E., Mir, D., Graf, T., & Bello, G. (2020). Tracking the onset date of the community spread of SARS-CoV-2 in Western Countries. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. 115 (1), 1-7. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0074-02760200183>.
Do Nascimento, G. H. M., De Almeida, B. D. N., & Pinheiro, S. D. O. (2021). Pesca Periódica: Uma Ferramenta Lúdica No Ensino De Química. In Olhares Multidisciplinares Sobre o Processo de Ensinar e Aprender (pp. 86–93). Bagai.
Filho, A. D. S.; Jacinto, P. M. D. S. (2021). O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Revista de Ciências Humanas e Linguagem, 2(3), 382-397.
Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. (2020). COVID-19. Fonte: Portal Fiocruz: https://bit.ly/2OdbT58
Imbernon, F. (2016). Qualidade no ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez.
Maximo, V.; Cardoso Marinho, R. A. (2021). Intervenção pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Brazilian Journal of Development, 7(1), 80208-8218.
Mattos, E. A., Silva, J. P., Rabello, P. I., Queiroz, D. M., & Nascimento, W. E. (2021). As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID19. Cadernos de Estágio, 2(2), 105-118.
Oliveira, A. M., Azevedo, D. K., & Viana, F. R. (2020). A educação especial na perspectiva da educação inclusiva em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, 2(1), 58-60.
Oliveira, M., Silva, L., Canazaro, J., Carvalhido, M., Souza, R., Neto, J., & Rangel, D. (2021). O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal Development , 7(1), 918-932.
OPAS/OMS. (2020). Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19
Santana, E. (2006). A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. São Paulo: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.
Stanzani, E. D. L., Rivelini, A. C., & Júnior, J. B. S. (2021). Análise das experiências relatadas por licenciandos em química sobre o programa de residência pedagógica. Revistas Temas Matizes, 15(26), 131–154.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira HOSANAH, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”