As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas

Autores

  • Jardson dos Santos Reis Universidade Federal do Amazonas
  • Douglas Dário Miranda Rabelo
  • Felipe de Sá Machado Universidade Federal do Amazonas
  • Renato Ferreira Hosanah Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2262

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Ensino, Pandemia, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.

 

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Biografia do Autor

Jardson dos Santos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Douglas Dário Miranda Rabelo

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Felipe de Sá Machado, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Renato Ferreira Hosanah, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Química. Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Reis, J. dos S., Rabelo, D. D. M., Machado, F. de S., Hosanah, R. F., & Yamaguchi, K. K. de L. (2022). As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2262

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP