A plataforma Kahoot! e o uso de quiz como recurso didático no ensino de Síntese Proteica

Autores

  • Joyce Ellen Apolinário Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Dayse Pontes Militão Universidade Federal de Alagoas
  • Tiago Santos Da Silva Universidade Federal De Alagoas https://orcid.org/0000-0003-4637-6647
  • Janice Maria Da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Maria Lusia De Morais Belo Bezerra Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2281

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Ensino remoto, Gamificação, Tecnologias educacionais

Resumo

O ensino de temas considerados de alta abstração, como a síntese de proteínas, constitui um desafio para docentes, uma vez que necessita de práticas pedagógicas que aproximem a temática à realidade dos estudantes e ao mesmo tempo sejam eficazes. O ensino remoto emergencial propôs o desafio de desenvolver procedimentos metodológicos adaptados ao meio virtual ao passo que possibilitou a inserção de novos meios de ensinar, como é o caso do uso da gamificação, que insere características de jogos ao contexto educacional. O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências no planejamento e socialização de um quiz, por meio da plataforma  Kahoot!, no ensino e aprendizagem da temática síntese de proteínas na primeira série do ensino médio de uma escola pública de Alagoas. O jogo foi aplicado, de forma virtual em uma aula online, por iniciantes à docência participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob supervisão docente. O quiz abordou os principais fenômenos da síntese de proteínas e foi respondido em tempo real pelos estudantes em seus respectivos aparelhos, que além responderem as questões de múltipla escolha, também podiam acompanhar o ranking de pontuações a cada questão respondida por todos os participantes. Como resultado, a utilização do quiz trouxe contribuições para a formação docente e dos discentes engajados, ao passo que permitiu perceber que o uso de tecnologias de gamificação no contexto educacional pode proporcionar melhor assimilação de conteúdos considerados de difícil entendimento.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Ellen Apolinário, J., Pontes Militão, L. D., Da Silva, T. S., Da Silva, J. M., & De Morais Belo Bezerra, M. L. (2022). A plataforma Kahoot! e o uso de quiz como recurso didático no ensino de Síntese Proteica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2281

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