Ferramentas tecnológicas no ensino de química: um estudo de revisão

Autores

  • Jonas dos Santos Cavalcante Uneal
  • José Atalvanio da Silva Universidade estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2327

Palavras-chave:

Ensino de química, Software educacional, Recursos tecnológicos

Resumo

Quando falamos em inserir ferramentas tecnológicas na educação, devemos entender que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino visa trazer para a sala de aula as ferramentas que os alunos já utilizam, como telefones celulares e até algumas redes sociais. O objetivo deste trabalho é trazer informações acerca de algumas ferramentas tecnológicas e como elas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de química. Ao produzir este artigo, visou-se buscar e analisar trabalhos científicos na área de Química que trouxessem a tecnologia como ferramenta didática podendo estimular e aproximar o aluno do conteúdo de química de forma menos tradicional. Para isso foram consultadas as plataformas Capes Periódicos, SciElo e Química nova na escola encontrando-se 513 trabalhos, dos quais 506 foram excluídos devido não se adequarem ao tema abordado, restando 07 trabalhos que foram objeto de estudo. Foi possível identificar que uso das ferramentas tecnológicas, uma grande aliada no ensino da química, pois apresentaram resultados bastantes satisfatórios, como contribuição com aprendizagem do conteúdo, maior participação nas aulas, despertar um espírito solidário e companheirismo, maior domínio dos conteúdos, proporcionar maior trabalho em equipe, aulas mais dinâmicas, melhores desempenhos nas avaliações dentre outras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Camelo, A. L. M., Mazzetto, S. E., & Menezes de Vasconcelos, P. H. (2016). Uso De Mecanismo Dinâmico E Interativo No Ensino De Química: Um Relato De Sala De Aula. Holos, 3, 132. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2817

Ciriaco, D. (2009, junho 15). O que é Stop Motion? - TecMundo. https://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm

CORNELIO, G. (2021, janeiro 22). 16 imagens da escola dos anos 90—Blog do Melhor Escola. https://www.melhorescola.com.br/blog/a-escola-dos-anos-90-em-imagens/

Corrêa, T. A., Martins, H. L., Millan, R. N., & Marangoni, A. C. (2020). Uma Experiência Didática Através Da Ferramenta Stop Motion Para O Ensino De Modelos Atômicos. Holos, 6, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9986

De Araújo, D. X. (1994, agosto 12). O conceito de sustância em química apreendido por Alunos do ensino médio. O conceito de substância em Química aprendido por alunos do ensino médio. http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol18No1_80_v18_n1_16.pdf

Freire, P. (2003). Pedagogia da Autonomia- saberes necessários à prática educativa.

Grajaú, P. D. E., & Sousa, S. F. De. (2019). PhET NO ENSINO DE QUÍMICA. 5, 335–365.

Passos, I. N. G., Sousa, J. L. dos S., Sousa, S. F. de, & Leal, R. C. (2019). PhET NO ENSINO DE QUÍMICA. TILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO, 5, 335–365. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335

Piva, G. M., Santos, C. M. dos, Kohori, R. K., & Gibin, G. B. (2021). O uso do smartphone no desenvolvimento de modelos mentais dos alunos no ensino de Química: Aplicativos de simulação virtual e realidade aumentada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), 1–24. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a32

Silva, C. L. da. (2016). Softwares Educacionais: Ferramenta pedagógica para o ensino de química. Monografia (licenciatura em Química) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Rondônia.

Silva de Souza, H. Y., & Oliveira da Silva, C. K. (2012). Dados Orgânicos: Um Jogo Didático No Ensino De Química. Holos, 3, 107. https://doi.org/10.15628/holos.2012.737

Silva, E. S. (2020). Revista Prática Docente ( RPD ) Q UIZ M OLECULAR : 172–192.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Cavalcante, J. dos S., & Silva, J. A. da. (2022). Ferramentas tecnológicas no ensino de química: um estudo de revisão. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2327

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)