Ferramentas tecnológicas no ensino de química: um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2327Palavras-chave:
Ensino de química, Software educacional, Recursos tecnológicosResumo
Quando falamos em inserir ferramentas tecnológicas na educação, devemos entender que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino visa trazer para a sala de aula as ferramentas que os alunos já utilizam, como telefones celulares e até algumas redes sociais. O objetivo deste trabalho é trazer informações acerca de algumas ferramentas tecnológicas e como elas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de química. Ao produzir este artigo, visou-se buscar e analisar trabalhos científicos na área de Química que trouxessem a tecnologia como ferramenta didática podendo estimular e aproximar o aluno do conteúdo de química de forma menos tradicional. Para isso foram consultadas as plataformas Capes Periódicos, SciElo e Química nova na escola encontrando-se 513 trabalhos, dos quais 506 foram excluídos devido não se adequarem ao tema abordado, restando 07 trabalhos que foram objeto de estudo. Foi possível identificar que uso das ferramentas tecnológicas, uma grande aliada no ensino da química, pois apresentaram resultados bastantes satisfatórios, como contribuição com aprendizagem do conteúdo, maior participação nas aulas, despertar um espírito solidário e companheirismo, maior domínio dos conteúdos, proporcionar maior trabalho em equipe, aulas mais dinâmicas, melhores desempenhos nas avaliações dentre outras.
Métricas
Referências
Camelo, A. L. M., Mazzetto, S. E., & Menezes de Vasconcelos, P. H. (2016). Uso De Mecanismo Dinâmico E Interativo No Ensino De Química: Um Relato De Sala De Aula. Holos, 3, 132. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2817
Ciriaco, D. (2009, junho 15). O que é Stop Motion? - TecMundo. https://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm
CORNELIO, G. (2021, janeiro 22). 16 imagens da escola dos anos 90—Blog do Melhor Escola. https://www.melhorescola.com.br/blog/a-escola-dos-anos-90-em-imagens/
Corrêa, T. A., Martins, H. L., Millan, R. N., & Marangoni, A. C. (2020). Uma Experiência Didática Através Da Ferramenta Stop Motion Para O Ensino De Modelos Atômicos. Holos, 6, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9986
De Araújo, D. X. (1994, agosto 12). O conceito de sustância em química apreendido por Alunos do ensino médio. O conceito de substância em Química aprendido por alunos do ensino médio. http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol18No1_80_v18_n1_16.pdf
Freire, P. (2003). Pedagogia da Autonomia- saberes necessários à prática educativa.
Grajaú, P. D. E., & Sousa, S. F. De. (2019). PhET NO ENSINO DE QUÍMICA. 5, 335–365.
Passos, I. N. G., Sousa, J. L. dos S., Sousa, S. F. de, & Leal, R. C. (2019). PhET NO ENSINO DE QUÍMICA. TILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ, MARANHÃO, 5, 335–365. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p335
Piva, G. M., Santos, C. M. dos, Kohori, R. K., & Gibin, G. B. (2021). O uso do smartphone no desenvolvimento de modelos mentais dos alunos no ensino de Química: Aplicativos de simulação virtual e realidade aumentada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(1), 1–24. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a32
Silva, C. L. da. (2016). Softwares Educacionais: Ferramenta pedagógica para o ensino de química. Monografia (licenciatura em Química) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Rondônia.
Silva de Souza, H. Y., & Oliveira da Silva, C. K. (2012). Dados Orgânicos: Um Jogo Didático No Ensino De Química. Holos, 3, 107. https://doi.org/10.15628/holos.2012.737
Silva, E. S. (2020). Revista Prática Docente ( RPD ) Q UIZ M OLECULAR : 172–192.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jonas dos Santos Cavalcante, José Atalvanio da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”