Desenvolvimento de Produtos Educacionais Tecnológicos para ensino das ciências ambientais

Autores

  • José Macio Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Maristela Souza da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Rayza Laurindo Domingos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2467

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Aprendizagem significativa, Inovação

Resumo

Os produtos educacionais tecnológicos ganharam destaque e se tornaram fortes aliados no ensino das ciências ambientais, principalmente pelo contexto pandêmico e pela degradação ambiental que estamos vivenciando.  À face dessa problemática ecológica, social e política, este artigo fez parte de uma pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (PROFCIAMB/UFPE) que tem como pré-requisito para sua conclusão a produção de um produto técnico e tecnológico. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é apresentar três produtos tecnológicos educacionais que foram produzidos com a finalidade de desenvolver a consciência socioambiental nos estudantes, são eles: um aplicativo; um blog e uma cartilha digital, que foram aplicados no ensino fundamental em três escolas das esferas pública e particular, fundamentados na BNCC e nas ODS, tendo como principais referenciais teóricos: Ausubel (1980) e Braga; Pimentel; Dotta (2012). A metodologia utilizada foi uma pesquisa quali-quantitativa com cunho participativo e os produtos foram desenvolvidos uma perspectiva multidisciplinar. Partindo das pesquisas e observações das aplicações dos produtos tecnológicos educacionais em diferentes contextos e metodologias foi possível verificar que os produtos foram bem avaliados nas comunidades que foram aplicados, trazendo experiências positivas no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

José Macio Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Ciências e Letras de Caruaru, especialização Lato Sensu em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar pela Faculdade Salesiana do Nordeste e pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia institucional e Clínica pela Faculdade Anchieta do Recife. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Rede Nacional do Ensino de Ciências Ambientas da Universidade Federal de Pernambuco.

Maristela Souza da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Plena Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade de Pernambuco e Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialização em Ensino da Biologia pela Universidade de Pernambuco; Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife. Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal do Paulista e professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Rayza Laurindo Domingos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-graduada em Tópicos Especiais em Matemática pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto, possui capacitação em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto. Licenciada em matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional Ensino Das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuante como Professora de Matemática no Colégio Saber com o público do Ensino Fundamental - anos iniciais.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Macio Rodrigues, J., Souza da Silva, M., & Laurindo Domingos, R. (2023). Desenvolvimento de Produtos Educacionais Tecnológicos para ensino das ciências ambientais. Diversitas Journal, 8(3), 2981–2990. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2467

Edição

Seção

Ciências Ambientais