Desenvolvimento de Produtos Educacionais Tecnológicos para ensino das ciências ambientais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2467Palavras-chave:
Objetos de Aprendizagem, Aprendizagem significativa, InovaçãoResumo
Os produtos educacionais tecnológicos ganharam destaque e se tornaram fortes aliados no ensino das ciências ambientais, principalmente pelo contexto pandêmico e pela degradação ambiental que estamos vivenciando. À face dessa problemática ecológica, social e política, este artigo fez parte de uma pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (PROFCIAMB/UFPE) que tem como pré-requisito para sua conclusão a produção de um produto técnico e tecnológico. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é apresentar três produtos tecnológicos educacionais que foram produzidos com a finalidade de desenvolver a consciência socioambiental nos estudantes, são eles: um aplicativo; um blog e uma cartilha digital, que foram aplicados no ensino fundamental em três escolas das esferas pública e particular, fundamentados na BNCC e nas ODS, tendo como principais referenciais teóricos: Ausubel (1980) e Braga; Pimentel; Dotta (2012). A metodologia utilizada foi uma pesquisa quali-quantitativa com cunho participativo e os produtos foram desenvolvidos uma perspectiva multidisciplinar. Partindo das pesquisas e observações das aplicações dos produtos tecnológicos educacionais em diferentes contextos e metodologias foi possível verificar que os produtos foram bem avaliados nas comunidades que foram aplicados, trazendo experiências positivas no processo de ensino e aprendizagem.
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