Epistemologias do Agreste

reflexões e constructos dos saberes populares agrestinos

Autores

  • Otávio Chaves dos Santos Prema Universidade Federal da Paraíba
  • Everaldo Fernandes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Allene Carvalho Lage Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2485

Palavras-chave:

Epistemologias do Agreste de Pernambuco, Epistemologias do Sul, Saberes Populares

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação de Otávio A. Chaves R. dos Santos, sob orientação da Doutora Allene Carvalho Lage, assim como de reflexões do Grupo de Estudo Filosofia Latino-americana da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste. Apoiados no pressuposto de que há uma epistemologia das populações do Agreste de Pernambuco, os autores ensejam compreender as condições de elaboração, organização, linguagens e produção dos saberes populares construídos por homens e mulheres da artesania das letras, do barro, dos cuidados terapêuticos (benzedeiras e raizeiros) e do cultivo da terra. O presente estudo quer, especificamente, evidenciar os estruturantes, a dinâmica e os processos específicos das Epistemologias do Agreste pernambucano. Este estudo em questão está fundamentado nas Epistemologias do Sul, sublinhado, sobremaneira, por Santos (1983; 2010), por Fals Borda (1995), Brandão (1994) e por Arroyo (2012). A metodologia adotada é de natureza exploratória, cunhada pelo método do Caso Alargado (Lage,2013) que propiciou tanto a eleição das ferramentas de coleta como a técnica de análise dos dados. Os resultados obtidos foram: a) há uma íntima relação entre as condições vividas e a elaboração de sentidos e saberes produzidos pelos sujeitos; b) há um arcabouço estrutural e, ao mesmo tempo, dinâmico e próprio de produzir conhecimento das populações agrestinas; c) a Educação Popular é convidada a (re)visitar-se a partir das epistemologias agrestinas que suscitam outras fontes, instrumentos e modos organizativos dos sujeitos populares pronunciarem suas cosmopercepções e suas contribuições para uma educação dialógica e crítico-transformadora; d) estas epistemologias emergem do cotidiano vivido e refletido a partir dos ciclos da natureza, da troca de saberes e das (auto)narrativas dos sujeitos sociais nativos e/ou residentes.

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Biografia do Autor

Otávio Chaves dos Santos Prema, Universidade Federal da Paraíba

Professor de yoga, ecologista, Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, CAA, PPGEduC), Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Graduando em Pedagogia pela Universidade de João Pessoa. Faço parte do banco permanente de avaliadores(as) da revista Debates Insubmissos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste e também participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE) - programa de pós-graduação em educação da UFPB. Membro do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina - UFPE CAA. Presidente e educador da Associação Cultural Educação, Ecologia e Cultura de Paz (ACEPAZ): Associação que atua na zona rural de Caruaru - PE em parceria com a UFPE CAA e oferece, por meio de projetos de extensão, cursos e vivências fundamentados na educação popular, ecologia e na cultura de paz.

Everaldo Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. É Co-Editor da Revista Interritórios (UFPE). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestra em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde março de 2006, lotada no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru) como Professora do Curso de Pedagogia, e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Foi Professora Visitante da Universidade de Salamanca, na Espanha em 2010, selecionada pelo CNPq. Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Exerce suas atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais populares, com ênfase nas lutas relativas à diversidade, tais como gênero, sexualidades, feminismo e epistemologias do Sul. Tem artigos publicados no Brasil, Argentina, Cuba, Portugal e Espanha. Autora do livro Educação e Movimentos Sociais: caminhos para uma pedagogia de luta da Editora Universitária UFPE, 2013 e co-editora da Revista Debates Insubmissos, juntamente com Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses.

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Paraíba - UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais da Universidade Federal de Alagoas (NUAGRÁRIO/UFAL), Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN), e do Grupo de Estudo e Pesquisas Discursos e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE/UFPB). Interesses em: Educação do campo, educação popular, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade, formação de professores, gestão pedagógica e políticas educacionais, livros didáticos, EJA, transdisciplinaridade, estágio supervisionado, EAD, análise arqueológica do discurso (AAD) e Pedagogia Social.

Referências

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Chaves dos Santos Prema, O., Fernandes da Silva, E., Carvalho Lage, A., & Vieira de Melo, M. A. (2023). Epistemologias do Agreste: reflexões e constructos dos saberes populares agrestinos. Diversitas Journal, 8(3), 2962–2980. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2485

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

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