Governança eletrônica nas instituições de ensino superior públicas de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2504Palavras-chave:
Administração pública,, gestão pública,, informação públicaResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a governança eletrônica nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Alagoas, particularmente quanto ao nível de publicização das informações disponibilizadas em seus sites. Foram analisados os portais eletrônicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); da Universidade do Estado de Alagoas (Uneal) e da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal) no tocante à governança eletrônica de suas informações disponibilizadas ao público, utilizando a metodologia de Biderman e Puttomatti (2011), em que são estabelecidos pontuações e definido um ranking entre as IES. Os resultados da pesquisa demonstraram que as IES federais possuem maior nível de governança eletrônica: a Ufal apresenta 95,80%, seguida do Ifal, que apresenta 86,70%, enquanto as IES estaduais apresentam menor pontuação no índice analisado, o que demonstra a necessidade de aprimorar o detalhamento e a disponibilização das informações em seus sites, a fim de que a fiscalização na utilização dos recursos seja feita de forma mais eficaz pela sociedade civil.
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