Saúde e renda
análise dos impactos na expectativa de vida na Argentina, Brasil e México
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2519Palavras-chave:
Desigualdade de renda, Gastos com saúde, Esperança de vidaResumo
O presente artigo pretende discutir qual a correlação que as variáveis desigualdade de renda e gastos com saúde apresentam na expectativa de vida da população do Brasil, da Argentina e do México no período de 2000 a 2018, sendo os países escolhidos pelo destaque do Produto Interno Bruto que possuem em relação aos demais países da América Latina. Para tanto, utilizou-se a correlação de Pearson, a regressão múltipla e a Anova como métodos de análise quantitativa a partir dos dados coletados do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde. Dentre os principais resultados encontrados, observa-se uma forte correlação entre expectativa de vida e os gastos com saúde per capita, assim como, com o coeficiente de Gini que mensura a desigualdade de renda. Tais comportamentos são justificáveis, pois, de acordo com a literatura, quanto menor a desigualdade de renda maior a esperança de vida na população. Bem como, a elevação nos gastos com saúde per capita também contribui para aumentar a expectativa de vida.Métricas
Referências
BARRETO, Daniella Jandy de Souza. (2020). Expectativa de vida e gastos com saúde no Brasil. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, CCSA. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37718
BLOOM, David E.; CANNING, David. (2008). Population Health and Economic Growth. Banco Mundial, Washington, DC.
https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/28036.
DANCEY, Christine P. (2006). Estatística sem matemática para psicologia. Artnied.
FIGUEIREDO, Juliana Oliveira et al. (2018). Gastos público e privado com saúde no Brasil e países selecionados. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. spe2, pp. 37-47. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S203.
MEDEIROS, Marcelo. (2012). Medidas de Desigualdade e Pobreza. EdUnB.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. (2008). Growing Unequal? Income distribution and poverty in OECD countries. OECD. https://www.oecd.org/els/soc/growingunequalincomedistributionandpovertyinoecdcountries.htm.
SEN, Amartya. (2010). Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doninelli Mendes. Companhia das Letras.
WONNACOTT, Ronald J.; WONNACOTT, Thomas H. (1976). Econometria. Rio de Janeiro, Livros técnicos e científico editora S.A.
WORLD BANK. World Bank Open Data. (2021). https://data.worldbank.org/.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2021). Macroeconomics and health: investing inhealth for economic development: executive summary/report of the Commission on Macroeconomics and Health. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/42463.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2021). Global Health Expenditure Database. https://apps.who.int/nha/database/Select/Indicators/en.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2021). European Health Information Gateway. https://gateway.euro.who.int/en/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cleydner Marques de Magalhães Maurício, Gustavo Barros Costa, Marcelo Barros Lima Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”