Produção oral e escrita

utilização dos mitos e lendas amazônicos

Autores

  • Adriana Fernandes Rabelo Universidad De La Integración De Las Américas
  • Marinete de Lima Ferreira Universidad De La Integración De Las Américas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2547

Palavras-chave:

literatura, narrativas, cultura, educação

Resumo

A inclusão dos mitos e lendas no ensino como recurso em contextos multiculturais permite revitalizar aspectos negligenciados pelos livros didáticos, mas que são predominantes na Amazônia. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de mitos e lendas amazônicos como incentivo à produção oral e escrita e avaliar o uso da sala de aula invertida como metodologia ativa em uma escola pública de Itacoatiara-AM. Para isso, foi elaborada uma cartilha com mitos e lendas amazônicos com os alunos da escola. A cartilha foi utilizada nas aulas de português nas turmas do 3º ano do ensino médio. As turmas foram divididas em grupo controle, com aulas tradicionais, e grupo experimental, utilizando a sala de aula invertida. O grau de aprendizagem foi avaliado por meio de questionários. De modo geral, a maioria dos alunos concordou que estudar um tema relacionado ao seu cotidiano ajudaria na produção oral e escrita e que as lendas são um de seus gêneros de leitura favoritos. Outro resultado foi que, com o uso da metodologia ativa, os alunos foram mais participativos e houve um aumento da média nas avaliações. Com isso, foi possível concluir que o uso de mitos e lendas serviu de incentivo à produção oral e escrita ao relacionar um tema cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula. Além disso, ao tornar o aluno ativo no processo de ensino e aprendizagem, ele se torna mais motivado e participativo, o que levou a um aumento no desempenho nas avaliações.

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Biografia do Autor

Adriana Fernandes Rabelo, Universidad De La Integración De Las Américas

Vinculada à Universidad De La Integración De Las Américas (UNIDA).

Marinete de Lima Ferreira, Universidad De La Integración De Las Américas

Vinculada à Universidad De La Integración De Las Américas (UNIDA).

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Fernandes Rabelo, A., & de Lima Ferreira, M. (2023). Produção oral e escrita: utilização dos mitos e lendas amazônicos. Diversitas Journal, 8(3), 2640–2655. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2547

Edição

Seção

Educação e Ensino