As percepções de futuros professores sobre a Modelagem Matemática e os enlaces com a concepção de D ́Ambrosio e o conhecimento matemático para o ensino

Autores

  • Claudia de Oliveira Lozada Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-1425-9956
  • Felipe Miranda Mota Universidade Federal de Alagoas
  • Sidney Leandro da Silva Viana Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2552

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formação de Professores, Conhecimentos Docentes

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar o conhecimento matemático para o ensino e a prática da modelagem matemática na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com um grupo de alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados demonstraram que o grupo pesquisado manifestou indícios de que subdomínios do conhecimento matemático para o ensino estão emergindo na formação inicial, mas as percepções sobre a concepção de D ́Ambrosio acerca da Modelagem e a perspectiva sociocrítica ainda são fluídas, pouco estruturadas, decorrente do pouco contato com o aporte teórico e a prática da Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática, sendo necessário que no curso de Licenciatura em Matemática, a modelagem seja uma prática frequente em uma disciplina específica ou inserida nas diferentes disciplinas para que os futuros professores estejam instrumentalizados para aplicá-la em suas aulas.

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Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Instituto de Matemática (IM-UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Felipe Miranda Mota, Universidade Federal de Alagoas

Vinculado à Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil. 

Sidney Leandro da Silva Viana, Universidade Federal de Alagoas

Vinculado à Universidade Federal de Alagoas. Maceió, Alagoas (AL), Brasil. 

Referências

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

de Oliveira Lozada, C., Miranda Mota, F., & da Silva Viana, S. L. (2023). As percepções de futuros professores sobre a Modelagem Matemática e os enlaces com a concepção de D ́Ambrosio e o conhecimento matemático para o ensino. Diversitas Journal, 8(2), 1173–1192. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2552