As percepções de futuros professores sobre a Modelagem Matemática e os enlaces com a concepção de D ́Ambrosio e o conhecimento matemático para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2552Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Formação de Professores, Conhecimentos DocentesResumo
Neste trabalho apresentamos resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar o conhecimento matemático para o ensino e a prática da modelagem matemática na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados com um grupo de alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados demonstraram que o grupo pesquisado manifestou indícios de que subdomínios do conhecimento matemático para o ensino estão emergindo na formação inicial, mas as percepções sobre a concepção de D ́Ambrosio acerca da Modelagem e a perspectiva sociocrítica ainda são fluídas, pouco estruturadas, decorrente do pouco contato com o aporte teórico e a prática da Modelagem Matemática no âmbito da Educação Matemática, sendo necessário que no curso de Licenciatura em Matemática, a modelagem seja uma prática frequente em uma disciplina específica ou inserida nas diferentes disciplinas para que os futuros professores estejam instrumentalizados para aplicá-la em suas aulas.Métricas
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