Liderança hegemônica: um espelho da masculinidade dominante no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.2737Palavras-chave:
Liderança, Masculinidades, , Masculinidade hegemônica, LiderançaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as iconografias das masculinidades no Brasil. A pesquisa foi de cunho qualitativo e exploratório e buscou compreender as palavras e imagens que eram vinculadas às masculinidades. Para tanto, a pequisa realizou-se através de um formulário eletrônico onde os sujeitos puderam livremente responder quais três palavras e símbolos melhor descreviam a masculinidade. Ao final, obteve-se um total de 418 respostas, responsáveis por 1229 palavras e 1152 símbolos, adequadamente fragmentados em categorias. Esta pesquisa analisou as categorias demoninadas de emocional, físico e social e identificou que a hegemonia masculina tem influência no modo como a liderança é exercida, e como a assimetria de gênero ainda é perceptível na sociedade brasileira.
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