Análise bibliométrica da produção científica sobre a gamificação no ensino de História

Autores

  • Natália Silva Farias Universidade Estadual de Alagoas
  • Francisco Soares Pinto Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2753

Palavras-chave:

Bibliometria, educação, ludificação, jogos educativos

Resumo

A gamificação tem se tornado cada vez mais popular como uma estratégia pedagógica em diversas áreas do conhecimento. Essa abordagem consiste em aplicar elementos de jogos em contextos de aprendizagem, com o objetivo de engajar e motivar os alunos a participarem ativamente do processo educacional. Este estudo teve como objetivo realizar uma análise bibliométrica de publicações científicas, no banco de dados Scopus, sobre gamificação no ensino de história, identificando a evolução das produções científicas sobre o tema proposto nos últimos dez anos. O presente trabalho seguiu uma metodologia de estudo bibliométrico, que consiste na análise matemática e estatística de obras literárias em determinado campo de conhecimento, buscando identificar as comunidades acadêmicas, autores e o que leva a pesquisa por determinados temas. A pesquisa é classificada como exploratória quantitativa, utilizando como critério palavras-chave voltadas ao tema Gamificação no Ensino de História. Foram encontradas 24 publicações na base Scopus, abrangendo o período de 2013 a 2022. Após a análises, constatou-se aumento significativo no número de publicações sobre o tema nos últimos anos. A Espanha o país que mais contribuiu com publicações a respeito da temática, o Brasil apresentou um número baixo de publicações. É necessário que mais pesquisas relacionadas a gamificação no ensino de História sejam realizadas, para que se possa compreender como os jogos podem influenciar no ensino de história.

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Biografia do Autor

Natália Silva Farias, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

Francisco Soares Pinto, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculado à Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

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Publicado

2023-10-14

Como Citar

Farias, N. S., & Pinto, F. S. (2023). Análise bibliométrica da produção científica sobre a gamificação no ensino de História . Diversitas Journal, 8(4), 2753–2763. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2753