Political Branding: O uso da cor de campanha como simbolismo de plataformas entre os presidenciáveis nas eleições de 2022
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9iSpecial1.2831Palavras-chave:
political branding, presidential campaign, Philippine electionsResumo
Numa natureza muito complexa da política, a cor serve como uma heurística de baixo nível para os eleitores, especialmente no uso da cor da campanha como simbolismo das plataformas. Este estudo procurou determinar o nível de concordância sobre o significado universal das diferentes cores escolhidas pelos candidatos presidenciais durante as eleições nacionais de 2022; o nível de concordância com as cores políticas dos candidatos presidenciais e a sua representação nas suas plataformas políticas; e se essas cores políticas escolhidas correspondem às plataformas dos candidatos presidenciais entre os alunos da Escola de Professores e Artes Liberais da Universidade de Baguio. Neste estudo foi utilizado um método misto com questionário autoconstruído utilizando a Escala Likert para determinar o nível de concordância entre os 143 respondentes e uma entrevista com 8 informantes entre os alunos. O estudo revelou que a cor Vermelha é a cor mais mal interpretada pelas suas conotações históricas e psicológicas que levaram ao seu simbolismo negativo. Tanto Rosa quanto Azul apresentaram resultado positivo devido ao seu aspecto psicológico, cultural e político. Além disso, todas as cores alinhadas com suas plataformas exceto a cor Vermelha do Marcos com sua plataforma sobre Unity. Além disso, as plataformas dos candidatos presidenciais baseavam-se nos seus factores pessoais e políticos. No geral, a pesquisa sugere que ainda não existe um significado estabelecido para as cores políticas no nosso país e que os eleitores ainda questionam o que as cores realmente representam.
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