O núcleo de gênero e o empoderamento feminino no IFPE: contribuições dos documentos e da literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2852Palavras-chave:
Formação humana Integral, empoderamento feminino, Neged no IFPEResumo
O presente artigo representa uma fração de uma dissertação de mestrado, com recortes da pesquisa bibliográfica e documental, estabelecido sobre uma investigação vinculada à Linha de Pesquisa: Organização e Memória dos Espaços em Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa tem como objetivo: analisar, a partir dos documentos e da literatura, as contribuições do Núcleo de Estudos de Gênero, Educação e Diversidade – Neged do IFPE à construção do Empoderamento Feminino. Para tal fim, estabeleceu-se um profícuo diálogo com a genealogia desse espaço, considerando a tecitura da sua criação e todo o corpus documental criado, no sentido de corroborar com uma perspectiva da educação profissional tecnológica, referendada na Formação Humana Integral na direção da omnilateralidade, estruturada na dimensão que reúne o pensar e o fazer na mesma estrutura educacional. Os resultados apontados são promissores, nesse sentido, sinalizando um processo já deflagrado nos diversos campi do IFPE, no sentido de atender aos propósitos apontados no campo teórico e na documentação.
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