Sítios arqueológicos de Alagoas: desafios na preservação e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.288Resumo
RESUMO: Este artigo exibe algumas pesquisas realizadas em sítios arqueológicos fixados no Estado de Alagoas. Procuramos mostrar a importância dessas pesquisas para se conhecer a história das localidades onde são encontrados os achados, também é feito uma análise e reflexão sobre os contratempos detectados para serem praticadas essas pesquisas, na qual a natureza pode causar contratempos, porém, o homem geralmente é o principal obstáculo, além disso, foi efetuada uma apreciação sobre a preservação desses sítios arqueológicos que muitas vezes sofrem com o abandono ou com a ação de indivíduos mal intencionados ou com falta de informações sobre o tema, conjuntamente foi mostrado que as pesquisas realizadas em Alagoas todas elas conquistaram resultados positivos com vários achados e vestígios catalogados, todos eles com grau de importância muito grande para o estado e sua população, contudo, buscamos fazer uma abordagem geral de Alagoas explicitando exemplos dos obstáculos enfrentados em cada mesorregião do estado, com isso, esperamos ter auxiliado na resolução desses desafios e estimulado o estudo nesse campo de conhecimento.
Palavras-chave: Arqueologia, Dificuldades, Resultância.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jeesiel de Souza Temóteo, José Helenildo da Silva, Adailton Soares da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”