Experiências de aprendizagem transformacional na abordagem do fracasso produtivo em matemática
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.2957Palavras-chave:
Experiências de aprendizagem, Abordagem do Fracasso Produtivo, matemáticaResumo
O fracasso de aprendizagem nem sempre é uma negação do conhecimento, mas uma oportunidade de ser produtivo na busca acadêmica no campo da matemática. Este estudo de caso qualitativo explorou as experiências dos alunos com a utilização da Abordagem de Falha Produtiva no ensino de Matemática. Isso empregou análise temática para analisar os dados qualitativos dos dez (10) alunos de Matemática BSEd através de Entrevistas Individuais e Discussão em Grupo Focal. Os achados revelaram quatro (4) temas emergentes sobre a utilização da abordagem de falha produtiva na matemática: (1) ativação prévia do conhecimento em matemática; (2) processos envolventes de aprendizagem de matemática; (3) esforço de aprendizagem de matemática; e (4) envolvimento e interação na aprendizagem de matemática. Os resultados deste estudo significam que o uso da Abordagem de Falha Produtiva ajudou os alunos a prosperar no processo de aprendizagem; assim, recomenda-se que os professores de matemática fortaleçam sua utilização da Abordagem de Falha Produtiva no ensino de Matemática.
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