Indústria Cultural na Era Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3230Palavras-chave:
Cultura, capitalismo, ideologia , consumismoResumo
O presente artigo observa em que medida o conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer contribui para entender as redes sociais contemporâneas. É visível a presença quase ininterrupta das redes sociais no cotidiano da maioria das pessoas hoje em dia, sobretudo adolescentes e jovens. A pesquisa tem três etapas. 1) a influência das redes sociais em questões cognitivas e psicológicas; 2) O estudo do artigo: “Indústria cultural: Esclarecimento como mistificação das massas” de Adorno e Horkheimer; 3) Identificar aspectos da indústria cultural presentes nas redes sociais. À medida que as redes sociais são produtos culturais comerciais, financiados por publicidade, assim como a rádio e a TV, acreditamos que compreendendo o conceito de indústria cultural entenderemos como as redes sociais contemporâneas exercem a sua influência. Tal compreensão visa construir ferramentas de compreensão da realidade, resultando em melhorias cognitivas e psicossociais.
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