Indústria Cultural na Era Redes Sociais

Autores

  • Tarcísio Fagner Aleixo Farias Instituto Federal de Alagoas, Batalha, AL, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6672-0789
  • Rosangela Nunes de Lima Instituto Federal de Alagoas. Batalha, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3230

Palavras-chave:

Cultura, capitalismo, ideologia , consumismo

Resumo

O presente artigo observa em que medida o conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer contribui para entender as redes sociais contemporâneas. É visível a presença quase ininterrupta das redes sociais no cotidiano da maioria das pessoas hoje em dia, sobretudo adolescentes e jovens. A pesquisa tem três etapas. 1) a influência das redes sociais em questões cognitivas e psicológicas; 2) O estudo do artigo: “Indústria cultural: Esclarecimento como mistificação das massas” de Adorno e Horkheimer; 3) Identificar aspectos da indústria cultural presentes nas redes sociais. À medida que as redes sociais são produtos culturais comerciais, financiados por publicidade, assim como a rádio e a TV, acreditamos que compreendendo o conceito de indústria cultural entenderemos como as redes sociais contemporâneas exercem a sua influência. Tal compreensão visa construir ferramentas de compreensão da realidade, resultando em melhorias cognitivas e psicossociais.

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Biografia do Autor

Tarcísio Fagner Aleixo Farias, Instituto Federal de Alagoas, Batalha, AL, Brasil

0000-0001-6672-0789; Instituto Federal de Alagoas, Batalha, AL, Brasil. Doutor em Ciências Sociais (UFRN) E-mail: tarcisio.aleixo@ifal.edu.br.

Rosangela Nunes de Lima, Instituto Federal de Alagoas. Batalha, Alagoas (AL), Brasil

0000-0001-7722-1360; Instituto Federal de Alagoas. Batalha, Alagoas (AL), Brasil. Doutora em Linguística (UFAL). E-mail: rosangela.lima@ifal.edu.br

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Farias, T. F. A., & Nunes de Lima, R. (2025). Indústria Cultural na Era Redes Sociais. Diversitas Journal, 10(Especial_2), 0267–0277. https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3230