Restauração, organização, atualização do acervo de abelhas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • José Otávio Bento de Souza Leite Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. https://orcid.org/0009-0001-2932-3773
  • Lara vitória Paiva Gomes Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.
  • Daniel de Freitas Brasil Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.
  • Maria José de Holanda Leite Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4154-3901
  • Michelle de Oliveira Guimarães-Brasil Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3300

Palavras-chave:

coleção entomológica, conservação

Resumo

A coleção de abelhas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, sofreu graves danos e perdas durante o período de fechamento do campus em decorrência da pandemia de COVID-19. A interrupção das atividades presenciais inviabilizou os cuidados regulares com os espécimes, resultando em deterioração e perda significativa do acervo. Diante desse cenário, este estudo teve como objetivo a restauração, reorganização e atualização da coleção, buscando resgatar sua relevância como ferramenta pedagógica e científica. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto abrangeram múltiplas etapas. Primeiramente, foram coletados novos exemplares de abelhas para recompor espécies ausentes ou danificadas na coleção. Simultaneamente, realizou-se a recuperação de espécimes deteriorados, que envolveu técnicas de reparo, recondicionamento e preservação. Além disso, houve a aquisição de novas gavetas entomológicas, indispensáveis para o armazenamento adequado e seguro do material biológico. Os espécimes foram cuidadosamente montados, colados, etiquetados e catalogados, garantindo precisão nas identificações e no registro das informações associadas a cada exemplar. Ao término do trabalho, a coleção foi completamente restaurada, contabilizando um total de 1.207 espécimes devidamente organizados por espécie. O acervo agora se encontra apto para ser utilizado em aulas práticas, exposições e eventos científicos, consolidando-se como um recurso de grande valor pedagógico e científico. Contudo, ressalta-se a importância de ações contínuas de manutenção e monitoramento por parte da Instituição, a fim de assegurar a preservação e a integridade do acervo no longo prazo.

Biografia do Autor

José Otávio Bento de Souza Leite, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

0009-0001-2932-3773; Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. otavio123leite@gmail.com.

Lara vitória Paiva Gomes, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

0009-0009-6856-296X; Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. lara.paiva@escolar.ifrn.edu.br.

Daniel de Freitas Brasil, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

0000-0003-3017-3589; Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. brasil.daniel@ifrn.edu.br.

Maria José de Holanda Leite, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

0000-0003-3017-3589; Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. brasil.daniel@ifrn.edu.br.

Michelle de Oliveira Guimarães-Brasil, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

0000-0003-0956-4614; Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pau dos Ferros, RN, Brasil. michelle.guimaraes@ifrn.edu.br.

 

Referências

Almeida, F. et al. (2020). Estratégias de organização e conservação em coleções biológicas: metodologias aplicadas e resultados práticos. Revista Brasileira de Entomologia, 64(2), 123-134.

Bezerra, L. A., & Maués, M. M. (2017). Organização do acervo de Apoidea da coleção entomológica da Embrapa Amazônia Oriental. Anais do Seminário de Inicia-ção Científica da Embrapa Amazônia Oriental, 21, Belém, PA. Embrapa Ama-zônia Oriental.

Buzzi, Z. J. (2010). Entomologia didática (5ª ed.). Curitiba: UFPR.

Camargo, A. J. A., et al. (2015). Coleções entomológicas: legislação brasileira, cole-ta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Brasília: Embrapa.

Carneiro, A., et al. (2016). Manual de procedimentos de conservação, armazena-mento e montagem de insetos. UNIVASF. Disponível em: http://www.cemafauna.univasf.edu.br/arquivos/files/manual_procedimento_insetos.pdf. Acessado em 12 de dezembro de 2024.

Costa, V. A., & Nardo, E. A. B. (1998). Curadoria de coleções de himenópteros para-sitóides: manual técnico. Jaguariúna: Embrapa.

Dornelles, J. E. F., et al. (2018). Restauro, conservação e atualização do acervo en-tomológico expográfico do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter: proces-sos e metodologias empregados. Expressa Extensão, 23(1), 92–103.

Friedrichsen, P., Munford, D., & Zembal-Saul, C. (2003). Using inquiry empowe-ring technologies to support prospective teachers’ scientific inquiry and scien-ce learning. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 3(2), 223–239.

Gullan, P. J., & Cranston, P. S. (2010). The insects: An outline of entomology (4ª ed.). NJ, USA: John Wiley & Sons.

Marinoni, L., et al. (2005). Coleções entomológicas brasileiras: estado-da-arte e perspectivas para dez anos. Anais do Workshop: Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sis-temas Integrados de Informação sobre Biodiversidade, Brasília-DF. CRIA.

Moura, L. S., & Almeida, R. F. (2019). Conservação de acervos entomológicos: análise dos impactos de fungos e insetos daninhos em coleções de referência. Journal of Insect Conservation, 23(4), 367-375.

Silva, J. A., & Santos, P. R. (2018). Organização e manejo de coleções entomológicas: técnicas e materiais utilizados no Brasil. Arquivos de Zoologia Aplicada, 50(1), 45-58.

Silva, J. C., Souza, A. P., & Ribeiro, F. T. (2017). Infestações de Psocoptera em coleções biológicas: fatores associados e estratégias de controle. Revista Brasileira de En-tomologia, 61(3), 245-252.

Silveira, F. A., et al. (2002). Abelhas brasileiras: sistemática e identificação. Belo Horizonte: Biblioteca Nacional.

Wilson, E. O. (1992). The diversity of life. Cambridge: Harvard University Press.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Leite, J. O. B. de S., Gomes, L. vitória P., Brasil, D. de F., Leite, M. J. de H., & Guimarães-Brasil, M. de O. (2025). Restauração, organização, atualização do acervo de abelhas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversitas Journal, 10(4), 1498–1508. https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3300