Analisando a inter-relação entre o apoio operacional da escola e os desafios dos alunos durante a modalidade de aprendizagem totalmente online
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3337Palavras-chave:
modalidade de aprendizagem on-line, suporte ao aluno, e-learning, educação a distância, FilipinasResumo
A recente pandemia global de 2020 exigiu mudanças em vários setores, incluindo o econômico, o empresarial e o acadêmico. Em resposta ao aumento de casos de COVID-19, governos nacionais em todo o mundo implementaram medidas rigorosas, incluindo políticas de controle de movimento e a adoção de práticas educacionais inovadoras. Este estudo se concentrou na transição de instituições educacionais filipinas de modalidades de ensino presencial para remoto, híbrido, modular e online. O estudo analisou os efeitos do aprendizado online, particularmente seu potencial para aprimorar o desempenho acadêmico dos alunos por meio do desenvolvimento de habilidades em computação e informação (CIL), aprendizagem autodirigida (SDL) e níveis de motivação para a aprendizagem (MOL). O estudo investigou especificamente os desafios enfrentados por alunos e professores em escolas selecionadas na cidade de South Manila, Filipinas, com foco em serviços tecnológicos, gestão do tempo e abordagens de aprendizagem.
Os desafios identificados, a saber, serviços tecnológicos, gestão do tempo e abordagens de aprendizagem, foram utilizados operacionalmente como variáveis de estudo para avaliar o impacto desses desafios no suporte escolar operacional no contexto de modalidades de aprendizado totalmente online. Os resultados mostraram que o suporte escolar operacional está significativamente associado aos desafios encontrados pelos alunos durante o aprendizado totalmente online. Foi relatada uma diferença significativa entre o suporte operacional da escola e os serviços tecnológicos prestados aos alunos durante a modalidade de ensino totalmente online. Além disso, houve uma diferença na gestão do tempo dos alunos e nas abordagens de aprendizagem.
Métricas
Referências
Allam, S. N. S., Hassan, M. S., Mohideen, R. S., Ramlan, A. F., & Kamal, R. M. (2020). Online Distance Learning Readiness During Covid-19 Outbreak Among Undergraduate Students. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 10(5), 642–657.
Collado, Z.C., Concha, C. B. A., & Orozco N. M. I. G. (2021). Teaching in Transition: How Do Filipino Teachers Face the Migration to Cyberspace Amid the Pandemic? Computers in the Schools, 38(4), 281–299.
Cuaton, G.P. (2020). Philippine Higher Education Institutions in the Time of COVID-19 Pandemic. Romanian Journal for Multidimensional Education / Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 12, 6170.
Donga, C., Caob, S., and Lia, H. (2020), Young children’s online learning during COVID-19 pandemic: Chinese parents’ beliefs and attitudes, Children and Youth Services Review
Hussein, Z., Leading to Intention: The Role of Attitude in Relation to Technology Acceptance Model in E-Learning, 2016 IEEE International Symposium on Robotics and Intelligent Sensors, IRIS 2016, 17-20, December 2016, Tokyo, Japan
Nhi, H. N. Y., & Nhan, T. T. (2022). Online education during the covid-19 pandemic opportunities and challenge: a case study in the south of Vietnam. European Journal of Open Education and E-learning Studies, 7(1).
Patricia, A. (2020), College Students’ Use and Acceptance of Emergency Online Learning Due to COVID-19, International Journal of Educational Research Open.
Pal, D., Vanijja, V. (2020), Perceived usability evaluation of Microsoft Teams as an online learning platform during COVID-19 using system usability scale and technology acceptance model in India, Children and Youth Services Review.
Pratt, D. (2022). Exploring a New Framework to Support Online Learning. In Handbook of Research on Adapting Remote Learning Practices for Early Childhood and Elementary School Classrooms (pp. 205-221). IGI Global.
Xhaferi, B., & Xhaferi, G. (2020). Online learning benefits and challenges during the COVID 19-pandemic-students’ perspective from SEEU. Seeu Review, 15(1), 86-103.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Devy M Galang, Irene Acuña, Jessa Frida Festijo, Paulo Maria Pagkatipunan, Virginia Fornias, Jonathan Madronero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”