Analisando a inter-relação entre o apoio operacional da escola e os desafios dos alunos durante a modalidade de aprendizagem totalmente online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3337

Palavras-chave:

modalidade de aprendizagem on-line, suporte ao aluno, e-learning, educação a distância, Filipinas

Resumo

A recente pandemia global de 2020 exigiu mudanças em vários setores, incluindo o econômico, o empresarial e o acadêmico. Em resposta ao aumento de casos de COVID-19, governos nacionais em todo o mundo implementaram medidas rigorosas, incluindo políticas de controle de movimento e a adoção de práticas educacionais inovadoras. Este estudo se concentrou na transição de instituições educacionais filipinas de modalidades de ensino presencial para remoto, híbrido, modular e online. O estudo analisou os efeitos do aprendizado online, particularmente seu potencial para aprimorar o desempenho acadêmico dos alunos por meio do desenvolvimento de habilidades em computação e informação (CIL), aprendizagem autodirigida (SDL) e níveis de motivação para a aprendizagem (MOL). O estudo investigou especificamente os desafios enfrentados por alunos e professores em escolas selecionadas na cidade de South Manila, Filipinas, com foco em serviços tecnológicos, gestão do tempo e abordagens de aprendizagem.

Os desafios identificados, a saber, serviços tecnológicos, gestão do tempo e abordagens de aprendizagem, foram utilizados operacionalmente como variáveis ​​de estudo para avaliar o impacto desses desafios no suporte escolar operacional no contexto de modalidades de aprendizado totalmente online. Os resultados mostraram que o suporte escolar operacional está significativamente associado aos desafios encontrados pelos alunos durante o aprendizado totalmente online. Foi relatada uma diferença significativa entre o suporte operacional da escola e os serviços tecnológicos prestados aos alunos durante a modalidade de ensino totalmente online. Além disso, houve uma diferença na gestão do tempo dos alunos e nas abordagens de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Devy M Galang, Lyceum of the Philippines University, Manila, Philippines

  • 0009-0008-9462-1487; Lyceum of the Philippines University, Manila, Philippines, devy.galang@lpu.edu.ph

Irene Acuña, Santa Isabel College, Manila, Philippines

  • 0009-0005-0618-6744, Santa Isabel College, Manila, Philippines, irene.acuna@santaisabel.edu.ph

Jessa Frida Festijo, Lyceum of the Philippines University, Manila, Philippines

  • 0000-00033612-0277; Lyceum of the Philippines University, Manila, Philippines, frida.festijo@lpu.edu.ph

Paulo Maria Pagkatipunan, University of the Philippines, Manila, Philippines

0000-0003-1218-7012; University of the Philippines, Manila, Philippines, pmpagkatipunan@up.edu.ph

Virginia Fornias, St. Scholastica’s College- Manila, Philippines

  • 0009-0008-6058-9239; St. Scholastica’s College- Manila, Philippines, virginia.fornias@ssc.edu.ph

Jonathan Madronero, Philippine Science High School - SOCCSKSARGEN, Philippines

  • 0009-0008-7828-1611; Philippine Science High School - SOCCSKSARGEN, Philippines, jamadronero@src.pshs.edu.ph

Referências

Allam, S. N. S., Hassan, M. S., Mohideen, R. S., Ramlan, A. F., & Kamal, R. M. (2020). Online Distance Learning Readiness During Covid-19 Outbreak Among Undergraduate Students. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 10(5), 642–657.

Collado, Z.C., Concha, C. B. A., & Orozco N. M. I. G. (2021). Teaching in Transition: How Do Filipino Teachers Face the Migration to Cyberspace Amid the Pandemic? Computers in the Schools, 38(4), 281–299.

Cuaton, G.P. (2020). Philippine Higher Education Institutions in the Time of COVID-19 Pandemic. Romanian Journal for Multidimensional Education / Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 12, 6170.

Donga, C., Caob, S., and Lia, H. (2020), Young children’s online learning during COVID-19 pandemic: Chinese parents’ beliefs and attitudes, Children and Youth Services Review

Hussein, Z., Leading to Intention: The Role of Attitude in Relation to Technology Acceptance Model in E-Learning, 2016 IEEE International Symposium on Robotics and Intelligent Sensors, IRIS 2016, 17-20, December 2016, Tokyo, Japan

Nhi, H. N. Y., & Nhan, T. T. (2022). Online education during the covid-19 pandemic opportunities and challenge: a case study in the south of Vietnam. European Journal of Open Education and E-learning Studies, 7(1).

Patricia, A. (2020), College Students’ Use and Acceptance of Emergency Online Learning Due to COVID-19, International Journal of Educational Research Open.

Pal, D., Vanijja, V. (2020), Perceived usability evaluation of Microsoft Teams as an online learning platform during COVID-19 using system usability scale and technology acceptance model in India, Children and Youth Services Review.

Pratt, D. (2022). Exploring a New Framework to Support Online Learning. In Handbook of Research on Adapting Remote Learning Practices for Early Childhood and Elementary School Classrooms (pp. 205-221). IGI Global.

Xhaferi, B., & Xhaferi, G. (2020). Online learning benefits and challenges during the COVID 19-pandemic-students’ perspective from SEEU. Seeu Review, 15(1), 86-103.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

M Galang, D., Acuña, I., Festijo, J. F., Pagkatipunan, P. M., Fornias, V., & Madronero, J. (2025). Analisando a inter-relação entre o apoio operacional da escola e os desafios dos alunos durante a modalidade de aprendizagem totalmente online. Diversitas Journal, 10(special_1). https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3337