Desenvolvimento de materiais IEC para educação em sustentabilidade: perspectivas sobre a conscientização ambiental dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3483Palavras-chave:
Educação ambiental, Desenvolvimento de materiais didáticos, Consciência ambiental, conservação, comunidadeResumo
A conscientização ambiental é considerada um componente vital nos esforços globais para enfrentar os desafios ambientais. O sistema educacional moderno em todos os níveis, incluindo o currículo K-12 do Departamento de Educação, melhorou insignificantemente desde que o programa de Conscientização Ambiental ainda não foi totalmente implementado. Como parte de uma resolução educacional para a conscientização do programa ambiental, este estudo visa avaliar o nível de Conscientização Ambiental entre alunos do ensino médio na San Quintin National High School e fazer recomendações para melhorar a conscientização ambiental por meio de materiais educacionais e informativos. O estudo utilizou um delineamento de pesquisa qualitativa transversal para coletar dados entre alunos do ensino médio na SQNHS, Filipinas. Os questionários foram validados e distribuídos pelo Google Forms. A análise de dados foi conduzida usando funções simples no Microsoft Excel. Os dados coletados revelam que os alunos da SQNHS demonstram um alto nível de conscientização ambiental em relação a questões ambientais, práticas e participação em programas ambientais. No entanto, apesar de atingir um alto nível de conscientização, algumas questões, práticas e programas ainda precisam ser abordados, especialmente a conscientização sobre a Agenda 21 das Nações Unidas, o uso da energia solar como parte da conservação de energia, a redução do uso de detergentes, a participação em atividades de plantio de árvores e a realização de programas ou seminários ambientais. Portanto, este estudo recomenda o fortalecimento de uma plataforma educacional por meio do uso de materiais de informação, educação e comunicação acessíveis não apenas ao SQNHS, mas também à comunidade de San Quentin.
Métricas
Referências
Bamberg, S., & Möser, G. (2007). Twenty years after Hines, Hungerford, and Tomera: A new meta- analysis of psycho-social determinants of pro-environmental behaviour. Journal of Environmental Psychology, 27(1), 14–25.
Dela Peña, P. N., Macale, A. M., & Largo, N. N. (2019). Environmental awareness and pro-environmental behaviors of high school students in Los Baños, Laguna. Journal of Nature Studies, 17(1), 56–67.
Della Valle, N. (2019). People’s decisions matter: Understanding and addressing energy poverty with behavioral economics. Energy and Buildings, 204, 109515.
Harju-Autti, P., & Kokkinen, E. (2014). A novel environmental awareness index measured cross-nationally for fifty-seven countries. Universal Journal of Environmental Research and Technology, 4(4), 178–198.
Galorio, I. J. N., & Naling, C. S. (2023). Awareness and practices of senior high school students and teachers on environmental education: Basis for instructional materials development. Asian Journal of Environment & Ecology, 23(4), 16–39.
Kyva, V. (2022). Information and communication competence of teachers in the military education system: Theory and practice of development in distance learning form.UKRLOGOS Group.
Kishore, P., & Kisiel, J. (2013). Exploring high school students’ perceptions of solar energy and solar cells. International Journal of Environmental and Science Education, 8(3), 561–578.
Nayle, A. C., Tarroza, C. C., Lualhati, G. P., & Atienza, J. B. (2024). Level of Environmental Ethics Awareness and Environmental Citizenship Participation among Filipino Higher Education Student Leaders. Community and Social Development Journal, 25(1).
Punzalan, C. H. (2020). Evaluating the Environmental Awareness and Practices of Senior High School Students: Basis for Environmental Education Program. AQUADEMIA, 4(1), ep20012.
Republic Act 9512. (2008). An act to promote environmental awareness through environmental education and for other purposes. Retrieved on February 2, 2017.
Rogayan, D. V., Jr., & Nebrida, E. E. D. (2019). Environmental awareness and practices of science students: Input for ecological management plan. International Electronic Journal of Environmental Education, 9(2), 106–119.
Sompura, Y., Patel, M., & Patel, R. (2021). Environmental degradation and its impact on climate change: A comprehensive review. International Journal of Environmental Sciences, 12(2), 45–58.
Sompura, Y., et al. (2022). Contrasting climate and carbon-cycle consequences of fossil-fuel use versus deforestation disturbance. Environmental Research Letters, 17(5), 054027.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Junex A Sapitula, Maria Cristina Bandarlipe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”











