Esquistossomose mansônica: uma análise de indicadores epidemiológicos no estado de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015

Autores

  • Mayke Bezerra Alencar Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0001-9145-7994
  • Rafael Alves Ramos
  • Cleandre Barbosa
  • Maria Eduarda Tenório Oliveira
  • Camila Santos Melo

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.468

Resumo

Esquistossomose é uma doença parasitária causada por vermes trematóides do gênero Schistosoma. Cerca de 258 milhões de pessoas necessitaram de tratamento apenas em 2014. Autóctone da África, a transmissão da esquistossomose foi reportada em 78 países incluindo o Brasil. Classificada como uma doença tropical negligenciada (DTNs) a doença é mais prevalente em regiões tropicais e subtropicais, especialmente dentre parcelas mais pobres da população. Esse trabalho objetivou analisar indicadores epidemiológicos no estado de Alagoas, onde a esquistossomose é uma das principais morbidades que assola o estado. Foram realizadas buscas ativas em bancos de dados (DATASUS/TabWin) e informações pluviométricas mensais/anuais (SEMARH-AL). No triênio avaliado, o ano de 2015 teve menor incidência de casos positivos, ainda assim representa 52,4% dos casos totais positivos para esquistossomose no Brasil. As microrregiões com maiores índices de casos positivos no período são respectivamente, Mata e Quilombo. A microrregião Mata apresentou um dos maiores índices de precipitação pluviométrica, podendo existir uma correlação entre o alto índice de casos positivos com os regimes de chuva, favorecendo o desenvolvimento e disseminação de criadouros dos planorbídeos. As maiores frequências de casos não tratados se deu nas microrregiões Mata e Quilombos, representando 38,2% e 30% da quantidade total de casos indicados à quimioterapia no estado. Estima-se que 33,8% dos casos indicados ao tratamento ficaram sem acesso a quimioterapia. Apesar de Alagoas ter diminuído o número de casos positivos nos últimos três anos, os indicadores epidemiológicos avaliados evidenciam que a esquistossomose continua sendo um grave problema de saúde pública no estado de Alagoas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayke Bezerra Alencar, Universidade Estadual de Alagoas

Referências

BRASIL. Relatório anual das condições meteorológicas do estado de alagoas. Média da precipitação anual (mm de chuva) dados secretária de estado de meio ambiente de recursos hídricos. 2013 e 2014. Disponível em: .

CARDIM, Luciana Lobato. Caracterização das áreas de risco para a esquistossomose mansônica no município de Lauro de Freitas, Bahia. Salvador: UFBA, Escola de Medicina Veterinária, 2010. Dissertação (mestrado) – UFBA. Escola de Medicina Veterinária / Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos, 2010.

COLLEY, D. G. etal.Humanschistosomiasis.The Lancet, n. 1, 2014.

DESTIGER, K. V. et al. Effect of targeted mass treatment on intensity of infection and morbidity in schistosomiasis mansoni: seven-year follow-up of a community in Machakos, Kenya. The Lancet, n. 16. 1989

NEVES, D.P. et al. Parasitologia Humana. 11ª ed. São Paulo: Atheneu. 2005.

REY, Luís. Bases da parasitologia médica. 2ª ed. Rio de Janeiro. 2008.

WHOa – World Health Organization.10 facts about schistosomiasis.[online] disponível em: <http://www.who.int/features/factfiles/schistosomiasis/en/>. Acesso em: Agosto de 2016.

WHOb – World Health Organization. schistosomiasis. [online] disponível em: <http://www.who.int/topics/schistosomiasis/en/>. Acesso em: Agosto de 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Alencar, M. B., Ramos, R. A., Barbosa, C., Oliveira, M. E. T., & Melo, C. S. (2016). Esquistossomose mansônica: uma análise de indicadores epidemiológicos no estado de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015. Diversitas Journal, 1(3), 266–274. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.468