Extensão rural e desenvolvimento local: a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto a Associação Quilombola de Guaxinim, em Cacimbinhas, Alagoas

Autores

  • João Matias Santos Neto Universidade Estadual de Alagoas
  • Conceição Maria Dias de Lima Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-1527-0727

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.471

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar as ações de extensão rural na perspectiva de desenvolvimento local, utilizando a experiência com o Programa de Aquisição de Alimentos junto a Associação Quilombola de Guaxinim, sediada em Cacimbinhas, relatando minha experiência como técnico extensionista. A extensão rural voltada para o desenvolvimento local tem a finalidade de promover ações que tragam melhor qualidade de vida para os agricultores familiares, segundo esses preceitos foi desenvolvido um plano de ação que visava atender aos anseios dos produtores rurais, que se encontravam descrente devido à falta de incentivos para a geração de renda. Em seus preceitos o PAA visa à comercialização de produtos, organização da produção, inclusão social, incentivando o aumento da produção gerando o fortalecimento da agricultura familiar. A metodologia da pesquisa utilizada foi à investigação qualitativa, que nos permitiu aprofundar a análise sobre questões sociais, produtivas e econômicas, sendo utilizados questionários e entrevistas para a obtenção de dados que mostram a realidade local. Dentre os resultados obtidos, concluí-se que as ações tomadas tiveram efeitos positivos com relação a elevação da auto estima dos agricultores beneficiários, se aumentou a geração de renda, como também o interesse da comunidade junto a associação. Apesar dos benefícios, foram diagnosticados produtores que não entendiam o propósito do programa e o tinha apenas como uma renda temporária e não estendia sua produção para alcançar novos comércios, e a falta de infraestrutura de recepção dos produtos. Contudo se conclui que os objetivos deste trabalho e das ações realizadas foram alcançados com êxito.

PALAVRAS-CHAVES: Extensão Rural. Desenvolvimento Local. Programa de Aquisição de Alimentos. Associação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Matias Santos Neto, Universidade Estadual de Alagoas

Bacharel em Zootecnista pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Trabalha na Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural e Projetos Agropécuarios.

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Especialista em Associativismo e Cooperativismo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Graduada em Engenharia de Pesca (1998) e em Licenciatura em Ciências Agrárias (2003), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da UNEAL. Tem experiência nas áreas de cooperativismo, extensão rural e desenvolvimento local, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, gestão de cooperativas, comunicação rural, planejamento e gestão, incubadoras tecnológicas de cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, gestão de desenvolvimento local e territorial.

Referências

AHRENS, D. C. (coord.) (2006). A diversificação no incremento da renda da propriedade familiar agroecológica. IAPAR: Boletim técnico, p. 4.

BALSADI, O. V. (2004). Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar: os primeiros resultados obtidos em 2003. In: Informações Econômicas, São Paulo, v.34, n.5, mai.

BARROS, R. P. (2001). Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, (Texto para Discussão, 834).

BUARQUE, S. C. (2002). Construindo o desenvolvimento local sustentável. Metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond.

CALLOU, A. B. F. (2007). Extensão rural no Brasil: da modernização ao desenvolvimento local. Revista Rede Universitária das Américas em Estudos Cooperativos e Associativismo (Unircoop), vol. 5, n. 1. jun, IRECUS: Universidade de Sherbrooke.

CANTERLE, N. M. G. (2004). O associativismo e sua relação com o desenvolvimento. Francisco Beltrão-PR, Unioeste. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2015.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (orgs) (2006). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED.

LIMA, C. M. D. de (2015). Comunicação e desenvolvimento local: estudo de recepção das propostas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP pelas mulheres da Cooperativa de Costura de Abreu e Lima – COOPECAL, Pernambuco. Arapiraca: Ed. Universitária da UNEAL, Alagoas.

MÜLLER, A. L. (2007). A inovação institucional e a atuação dos atores locais na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos no Rio Grande do Sul. Revista Sociedade e Desenvolvimento Rural. vol. 1, n. 1. Brasília. Disponível em: <http://inagrodf.com.br/revista/index.php/SDR/issue/view/2.> Acesso em: 15 dez. 2015.

OLIVEIRA, M. A. D. de. (2007). Porque uma empresa pública de direito privado para atender os agropecuaristas familiares alagoanos, Maceió – Alagoas: SINDAGRO, 5. ed. revisada e ampliada. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B331QqgtJ2enMnJ3X0puZndpSzQ/view?pref=2&pli=1>, pesquisado em 15 dez 2015.

ORTEGA, A. C. et al. (2005). Proposta de Metodologia de Avaliação da Gestão do Programa de Aquisição de Alimentos: um teste de aplicação nos Estados de Minas Gerais e Bahia. Relatório Final. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, nov p. 91. (Projeto de Cooperação Técnica MDS/FAO UTF/BRA/064/BRA).

SCHMITT, C. J. (2005). Aquisição de alimentos da agricultura familiar: integração entre política agrícola e segurança alimentar e nutricional. Revista de Política Agrícola. Ano XIV.

SPAROVEK, G. et al. (2007). Estudo comparativo das diferentes modalidades do PAA – região Nordeste. In: PAESSOUZA, R.; VAITSMAN, J. Cadernos de estudo: desenvolvimento social em debate: síntese das pesquisas de avaliação de programas sociais do MDS, n.5.

TAUK SANTOS, M. S. (2000). Comunicação rural - velho objeto, nova abordagem: mediação, reconversão cultural, desenvolvimento local. In: ______; LOPES, M. I. V. de; FRAU-MEIGS, D. (Org.). Comunicação e informação: identidades e fronteiras. São Paulo: Bagaço.

WILKINSON, J. (2008). Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Santos Neto, J. M., & Lima, C. M. D. de. (2016). Extensão rural e desenvolvimento local: a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto a Associação Quilombola de Guaxinim, em Cacimbinhas, Alagoas. Diversitas Journal, 1(2), 127–139. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.471

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>