Rendimento de biomassa em diferentes populações de plantas do cultivar de milho Zea mays L. AG 1051 nas condições de sequeiro no agreste alagoano
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.472Resumo
RESUMO: O estudo foi realizado no Polo Agroalimentar de Arapiraca, município de Arapiraca, região agreste do estado de Alagoas, caracterizada por ter um período chuvoso curto, que ocorre principalmente nos meses de maio, junho e julho. A finalidade foi testar o crescimento e o desenvolvimento de nova cultivar de milho (Zea mays L.) AG 1051 introduzida na região, em condições de sequeiro, relacionando esse crescimento e desenvolvimento à competição por nutrientes e água do solo. A motivação surgiu em razão da necessidade de conhecer o desempenho agrícola de plantas de grande importância para a região, e utilizadas comumente na alimentação humana e animal. As plantas foram cultivadas em três espaçamentos diferentes deixando o stand com uma população de 104.166, 125.000 e 156.250 plantas/ha. Verificou-se, também, a produção de órgãos das plantas submetidas à adubação em épocas diferentes. Foram avaliadas produção de biomassa total na época de colheita para formação de silagem, bem como a produção de folhas e do caule. Avaliou-se ainda a produção de grãos na época de colheita dos mesmos, conforme indicação do produtor de sementes. Uma maior população de plantas promoveu, no geral, um maior rendimento de biomassa das plantas e da maioria dos órgãos estudados, mesmo existindo a possibilidade de uma maior competição por nutrientes e água no solo, levando a ponderar sobre o uso de grandes populações de plantas de milho por hectare como forma de aumentar o rendimento da biomassa mesmo nas condições de sequeiro na região agreste de AlagoasMétricas
Referências
AFFÉRRI F. S., MARTINS E. P. , PELUZIO J. M., FIDELIS R. R., RODRIGUES H. V. M. Espaçamento e densidade de semeadura para a cultura do milho, em plantio tardio, no estado do tocantins goiânia, go, brasil – www.agro.ufg.br/pat ISSN 1517-6398 Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 38, n. 2, p. 128-133, jun. 2008. Disponivel em: <http://www.revistas.ufg.br/pat/article/viewFile/4174/3668> Acesso em: 10 de Nov. de 2016
ARGENTA, G.; SILVA, P.R.F.; SANGOI, L. Arranjo de plantas em milho: análise do estado-da-arte. Revista Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.6, p.1075-1084, dez., 2001a.
BERGONCI, J. I.; BERGAMASCHI, H.; SANTOS, A. O.; FRANÇA, S.; RADIN, B. Eficiência da irrigação em rendimento de grãos e matéria seca de milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 36, n. 7, p. 949-956, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pab/v41n2/a08v41n2.pdf Acesso em:10.10.2016.
BORGES, I. D.; VON PINHO, R. G.; PEREIRA, J. L. A. R.; ALVAREZ, C. G. D. Efeito das épocas de aplicação da cobertura nitrogenada, das fontes de nitrogênio e dos espaçamentos entre fileiras na cultura do milho. Revista Ceres, Lavras, v.53, p.75-81, 2006.
CRUZ, J. C.; PEREIRA, F. T. F.; PEREIRA FILHO, I. A.; OLIVEIRA, A. C.; MAGALHÃES, P. C. Resposta de cultivares de milho à variação em espaçamento e densidade. Revista Brasileira de Milho e Sorgo. Sete Lagoas, v.6, n.1, p.60-73, 2007.
JOHNSON, G. A.; HOVERSTAD, T. R.; GREENWALD, R. E. Integrated weed management using narrow corn row spacing, herbicides, and cultivation. Agronomy Journal, Madison, v. 90, n. 1, p. 40 - 46, 1998.
SANGOI, L. Understanding plant density effects on maize growth and development: an important issue to maximize grain yield. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.1, p.159-168, 2000.
SANGOI, L.; SCHMITT, A.; SALDANHA, A.; FIORENTIN, C.F.; PLETSCH, A.J.; VIEIRA, J.; GATELLI, M.A. Rendimento de grãos de híbridos de milho em duas densidades de plantas com e sem a retirada dos perfilhos. Ciência Rural, v.39, p.325-331, 2009.
Disponível em: file:///C:/Users/NucleodeEstudosBot%C3%A2n/Downloads/271-5834-1-PB.pdf
acesso em:10.10.2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dacio Rocha Brito, Renato de Almeida Silva, Ane Caroline da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”