Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.506Resumo
RESUMO: Pensando o Estágio Curricular Supervisionado e o quanto ele é importante para a formação em licenciatura e para a prática docente no ensino de Geografia. O presente artigo se propõe a discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado, na formação do licenciando, futuro professor de Geografia. Este processo de aprendizagem permite ao licenciando desenvolver a inter-relação entre o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica e a prática. O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o domínio sobre a teoria apreendia durante toda a formação acadêmica e a prática iniciada a partir do momento do Estágio, experiência capaz de promover o desenvolvimento profissional do licenciando. A metodologia foi baseada no Estágio Curricular Supervisionado de Regência realizado na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. Utilizou-se as contribuições de Elsa Yasuko Passini, Suellen Silva Pereira, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, e Izabel Cristina Scalabrin, que foram fundamentais para a construção deste artigo. Em suma, o Estágio Supervisionado dá ao futuro professor noções do dia a dia da sala de aula, possibilitando ao mesmo aprender a lidar com as dificuldades diárias e também a conseguir seu objetivo maior, que é a promoção da aprendizagem. A prática do Estágio amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que o licenciando vai ser inserido, além de ir vivenciando as responsabilidades da profissão de professor.
PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Prática Docente; Ensino de Geografia.
Métricas
Referências
PASSINI, Elsa Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (Org.) Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. 1 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
PEREIRA, Suellen Silva. Recursos Mediáticos e Geografia Escolar: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. GeoUERJ. ano 15, n. 24, v. 2, 2º semestre de 2013.
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 557-569, set./dez. 2008.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista UNAR. Disponível em: <http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf>. Acesso em: 21 de set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ívia Rejane Ferreira Silva, Ricardo Santos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”