A importância da disciplina de Biologia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.514Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar a importância da disciplina de Biologia no Ensino Médio, foi realizado um estudo exploratório com a coleta de dados centrada na aplicação de questionários para discentes e um responsável de uma escola pública. A escola objeto da pesquisa situa-se no interior de Alagoas com o alunado proveniente da zona rural. Os questionários foram aplicados aos discentes do turno matutino incluindo 1º 2º e 3º anos do Ensino Médio e a diretora adjunta. As análises obtidas por regra de três simples e porcentagem mostram que dos estudantes entrevistados 80% são do sexo feminino e 20% masculino, sendo assim, 81% dos alunos responderam que não tem aula de Biologia regularmente, outros disseram que as aulas são expositivas 15% e aulas interdisciplinares 4%. A diretora adjunta confirmou que na escola não há o ensino de Biologia por carência de professor, desde o inicio do ano letivo de 2014, mas a instituição sabe a importância da disciplina, e está ciente das dificuldades que este problema ocasiona a comunidade escolar. Não obstante, 95% dos discentes consideram importante a disciplina de Biologia, pois é o estudo da vida em suas mais diversas e variadas formas, mas 5% não souberam responder a pergunta, pois alegaram não ter estudado a matéria. Portanto, observa-se que a problemática é mais ampla do que se pensava, inevitavelmente causando um prejuízo incalculável para a preparação dos alunos do ensino médio.Métricas
Referências
ARAUJO, R. S.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior. Ciência e Educação (UNESP), v. 17, p. 807-822, 2011.
Bueno, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educ. Rev., 2001, no. 17, p.101-110.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 93.94/96. BRASIL, Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. "Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas." Educar, Curitiba 17 (2001): 153-176.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007.
SAVIANI, Dermeval. "Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro." Revista Brasileira de Educação 14.40 (2009): 143.
SOBRINHO, Raimundo de Sousa. A Importância do Ensino da Biologia para o Cotidiano. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Regina de Oliveira Silva, Tacielma da Silva Leite, Miria Cássia Oliveira Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”