O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.568Resumo
The challenge in the learning process through the reality of the public school: an analysis of the demotivation of the students in the classes of Geography
RESUMO: A educação pública ao longo dos anos passa por diferentes barreiras, cabendo aos decentes se adaptar a diferentes contextos educacionais, somado a diferentes desafios socioeconômicos dos alunos, possibilitando uma desmotivação nas aulas de geografia. Este artigo tem como objetivo principal identificar os problemas de aprendizagem na disciplina de geografia, visando entender as principais barreiras enfrentadas pelos alunos com um enforque na análise da forma como os alunos enxergam a disciplina de geografia, diante dessa perspectiva, como pesquisadores buscamos propor algumas possíveis soluções. A metodologia se dar de forma qualitativa e quantitativa baseado em estudos de obras como Demo (2004), Freire (1996) e Trindade (2007) com aplicações de questionários aos alunos, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados revelam que fatores como bulling, racismo, e métodos tradicionais, desmotivam os alunos nas aulas geografia. Consideramos que existe uma necessidade de reformulação nas condições de ensino e a criação de melhores métodos de ensino que envolvam a motivação e proporcionem a possibilidade dos alunos enxergar a geografia como uma disciplina transformadora no que diz respeitos a construção e desconstrução do conhecimento.
PALAVRAS CHAVE: Desafio, aluno, aprendizagem.
ABSTRACT: Public education over the years goes through different barriers, and it is up to the decent to adapt to different educational contexts, added to the different socioeconomic challenges of the students, allowing a disassembly in the geography classes. This article has as main objective identified the problems of learning in the discipline of geography aiming to understand as the main barriers faced by students with a hang on the analysis of the way students emerge a discipline of geography, anticipated perspective, as researchers seek to propose a solution of ideas. A methodology, such as Demo (2004), Freire (1996) and Trindade (2007) with applications of questionnaires to students, field observation and informal interviews. The results reveal that factors such as bulling, racism, and traditional methods, discourage students in geography classes. We consider that there is a need for reformulation in teaching conditions and a creation of better teaching methods that involve a motivation and provide a possibility for students to see a geography as a transforming discipline without regard to the construction and deconstruction of knowledge.
KEYWORDS: Challenge, student, learning.
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