Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.591Resumo
RESUMO: O campo educacional tem direcionado seus olhos para um ensino que integra a contextualização do tema cotidiano em aulas teóricas e práticas de química, a fim de propiciar um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na formação de um cidadão. A presente pesquisa visou à aquisição de aulas práticas-teóricas de química num contexto cotidiano como proposta metodológica para alunos do ensino médio. Foram elaboradas aulas de química com assuntos de difícil compreensão para os discentes contextualizando com fatos do cotidiano e práticas de química, estas aulas práticas-teóricas foram aplicadas para alunos da rede estadual da cidade de Arapiraca-AL. Observou-se que as aulas estimularam os discentes de forma significativa, pois antes da aula o percentual de acertos dos questionários aplicados tinha sido de apenas 19,43% e após a frequência de acertos passou para 70,14%. Diante disso, ressalta-se que as aulas num contexto do cotidiano associada à prática e teoria, motivam os discentes e corroboram com o processo de ensino-aprendizagem que fundamenta sua formação.
Palavras-chave: Ensino; Práticas de química; Cotidiano.
ABSTRACT: The educational field has directed its eyes towards a teaching that integrates the contextualization of the daily theme in theoretical classes and practices of chemistry, in order to provide an improvement of the teaching-learning process in the formation of a citizen. The present research aimed at the acquisition of theoretical-practical classes of chemistry in a daily context as a methodological proposal for high school students. Chemistry classes were elaborated with subjects that were difficult to understand for the students contextualizing with daily facts and practices of chemistry, these practical-theoretical classes were applied to students of the state network of the city of Arapiraca-AL. It was observed that the classes stimulated the students significantly, because before the lesson the percentage of correct answers of the questionnaires applied was only 19.43% and after the frequency of correct answers passed to 70.14%. Facing this, it is emphasized that the classes in a context of daily life associated with practice and theory, motivate the students and corroborate with the teaching-learning process that underlies their formation.
Keywords: Teaching; Chemistry practices; Daily.
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Referências
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