A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar

Autores

  • Melse Vantuir dos Santos Medeiros UFAL
  • Júlio César Barbosa Santana UFAL
  • Jacqueline Praxedes de Almeida Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.597

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre preconceito socioeconômico, realizada na escola campo de estágio pelos licenciandos do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina de Estágio Supervisionado IV. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento de recolha de dados o questionário. O levantamento realizado revelou, entre outros resultados, haver a existência de preconceito socioeconômico por parte dos alunos. O trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Geografia e a educação em direitos humanos como agentes formadores de valores relacionados ao combate às desigualdades e às injustiças sociais. Os dados da pesquisa ajudaram os estagiários a refletir sobre seu papel como agentes capazes de ajudar na promoção de uma sociedade menos excludente.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação em direitos humanos, Preconceito socioeconômico.

 

 

ABSTRACT: This article presents the results of research on socioeconomic bias, held at school field training course by licenciandos of the course of Geography degree from the Federal University of Alagoas, in the discipline of supervised internship (IV). The research is characterized by being a study of qualitative nature, used as an instrument of data collection the questionnaire. The survey revealed, among other results, the existence of socioeconomic bias on the part of students. The work is a reflection on the teaching of geography and human rights education as agents combat-related values formers inequalities and social injustices. The research data helped the trainees to reflect on their role as agents capable of assisting in the promotion of a society that is less exclusionary.

 

Keywords: Teaching Geography, Education in human rights, Socioeconomic bias.

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Biografia do Autor

Melse Vantuir dos Santos Medeiros, UFAL

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas

Júlio César Barbosa Santana, UFAL

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas

Jacqueline Praxedes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

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Publicado

2018-03-31

Como Citar

Medeiros, M. V. dos S., Santana, J. C. B., & Almeida, J. P. de. (2018). A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar. Diversitas Journal, 3(1), 116–127. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i1.597