A lei 11.645/2008 e a formação docente intercultural para historiadores

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carlos Alberto de Oliveira Gomes Junior EEECA

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-617

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tem por finalidade numa visão macro compreender se a Lei 11.645/08  está sendo considerada no saber-fazer dos professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho/PE, numa perspectiva intercultural. E mais especificamente identificar o conhecimento acerca da lei 11.645/08 por parte dos educadores a partir de sua percepção sobre o índio. Reconhecer o dia do índio e o uso do livro didático como ferramentas específicas para abordagem sobre a temática indígena em sala de aula. E, por fim, identificar a formação continuada como fator preponderante para a construção da identidade profissional intercultural. Para tal se fez uso do instrumento metodológico de cunho qualitativo, com a aplicação de questionário aos professores do ensino fundamental II da rede municipal da cidade Cabo de Santo Agostinho/PE. O qual foi possível obter informações que sinalizam a necessidade de disseminar os conhecimentos sobre a lei 11.645/08, para evitar o uso do livro didático como único guia didático e a necessidade de uma formação diferenciada e intercultural para mudar as práticas pedagógicas dos educadores em seus contextos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Intercultural, Lei 11.645/08, Temática indígena.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

EDUCAÇÃO

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Publicado

2020-04-09

Como Citar

Melo, M. A. V. de, & Gomes Junior, C. A. de O. (2020). A lei 11.645/2008 e a formação docente intercultural para historiadores. Diversitas Journal, 5(2), 1121–1165. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-617