A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.620

Resumo

Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal Rural de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Referências

ANDRELO, ROSEANE. Rádio na educação escolar: possibilidades pedagógicas. Laboratório de estudos contemporâneos. POLÊM!CA Revista Eletrônica, 2009.

BIJOU, SIDNEY W.; Baer, Donald M. O Desenvolvimento da Criança: Uma Análise Comportamental. Trad. Rachel R. Kerbauy. São Paulo: Pedagógica e Universitária LTDA, 1980, 129p.

BRANDÃO, M.L. Psicofisiologia. Atheneu: Rio de Janeiro. 1995. 250 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 [LDB]. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 15º. out. 2010.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília: Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, 1998. Disponível em: <http://www.diariooficial.hpg.com.br/fed_res_cne_ceb_021998.htm >. Acesso em: 23ºset. 2010.

BRECHT, B.1934. A teoria do Rádio In: ORTRIWANO, Gisela Swtlana (Org.). Rádio: interatividade entre rosas e espinhos. Revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediaticos. São Paulo: ECA/USP. Novos Olhares, nº. 2, 2º Semestre de 1998. Ps. 13 a 30.

CORTESE, S.S.; Mattos, P.E.L.; Bueno, J.R. Déficits atentivos e antidepressivos. Jornal Brasileiro de Psquiatria. v.48, p.79-85, 1999.

CORR, C.A. Pet Loss in death-related literature for children. Omega, 48 (4), 399-414, 2003.

FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre, Saga Luzzatto. 2000.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FUNDAÇÃO Educacional e Cultural Padre Landell de Moura. Uma escola sem paredes. 29 anos de teleducação. Porto Alegre: FEPLAM, 1996. 42p.

GÁLIA, Magda Cunha. Rádio, oralidade e retórica a serviço da segmentação. Porto Alegre, 1997.

GENTILLI, V. Democracia de massas: jornalismo e cidadania: estudo sobre as sociedades contemporâneas e o direito dos cidadãos a informação. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2005.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p.189-205, 2003.

KAUFMAN, K.R.; KAUFMAN, N.D. And then the dog died. Death Studies, 30 (1), 61-76, 2006.

LUCAS, A.F.P. Educar para a formação ética e cidadã. Monografia de conclusão de curso. Instituto de Ensino Superior de Nova Venécia. Licenciatura Plena em Pedagogia/Supervisão Escolar. 2007. 63p.

MATTOS, T.C.F. Notas sobre a comunicação popular: é possível falar de memória no rádio? In: BEZERRA, J.Á.B. (Eds) Saberes populares e práticas educativas. Fortaleza: editora UFC, 2004, os. 64 a 87.

MATTOS, M.R.F.; SIMÕES-MATTOS, L. O I Concurso Escolar de Educação Ambiental como ferramenta de conscientização ambiental em Garanhuns, Pernambuco, Brasil. In: Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global. 2ª Edição. Volume I / Giovanni de Farias Seabra, Ivo Thadeu Lira Mendonça (organizadores) – João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 1292p., 2009.

MOURA, P.M.F. As atividades artísticas no desenvolvimento infantil: a utilização da música como ferramenta de aprendizagem em uma creche particular da cidade de Belém. Monografia do curso de Bacharelado em Psicologia. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia – UNAMA. 41p. 2002.

MUNCH, A.C.S.M.; Mockdeci, R.R. In: GT Intercom Júnior do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.2007.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1985.

PIAGET 1967. In: WADSWORTH, Barry J. Inteligências e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, p. 2-4.

PIOVISAN, A. “Rádio-educativa: avaliando as experiências das décadas de 60/70.” In: Comunicação e Educação: caminhos cruzados. São Paulo. Loyola, 1986, p. 65.

PORCHAT, Maria Elisa. Manual de Radiojornalismo: Jovem Pan. São Paulo: Ática, 1986.

RUY, R.A.V. A Educação Ambiental na Escola. Revista Eletrônica de Ciências. n. 26, 2004.

VIVARTA, V. Cidadania antes dos 7 anos: a educação infantil e os meios de comunicação. São Paulo: Cortez, 2003. V.2.

VERA L. S. Raddatz. Rádio: um veículo para a cidadania. UNIrevista, V.1, n° 3: julho 2003. DELAC/UNIJUÍ, RS. P.12.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Melo, M. A. V. de. (2018). A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”. Diversitas Journal, 3(3), 696–725. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.620

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>