Arborização nas Escolas Públicas do município de Poço das Trincheiras - AL
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i3.664Resumo
A arborização tem grande importância para o ser humano, contribuindo não só com o meio ambiente, mas com a saúde física e mental da população local. A arborização nas escolas proporciona um bem-estar entre os estudantes e uma melhoria do ensino, sendo também importante para o desenvolvimento de aulas práticas dentro da temática biologia e ambiental. Observa-se no semiárido nordestino brasileiro um clima quente e seco, razão pela qual se faz necessário a implantação de ambientes arborizados, em especial nas escolas de educação básica, visto que pode-se afetar o processo de ensino aprendizagem. Encontra-se na região Poço das Trincheiras, munícipio que não possui informações qualitativa e quantitativa quanto a existência ou não de arborização, especialmente nas escolas. Para tanto, foram visitadas as 17 escolas do sistema público de educação do município buscando avaliar a arborização implantada, verificando a quantidade de árvores e arbustos, de alunos nas escolas, sua relação com a arborização e sua importância para o processo de formação. Para coleta de dados foram elaborados questionários, direcionados à gestão das escolas e investigação in loco. Observou-se que a arborização nas escolas da rede pública do município de Poço das Trincheiras é extremamente escassa, colaborando para um ambiente com altas temperaturas e muita insolação, sendo um obstáculo para o conforto dos alunos e para aulas práticas do ensino de biologia e ciências ambientais. Conclui-se que a realidade encontrada não contribui para o bem-estar dos alunos e para o processo de ensino aprendizagem, afetando o ensino básico no município.
Métricas
Referências
ALVES, S. V. C; PEREIRA, A. S; SOUZA, M. F. Educação Ambiental a Partir do plantio de árvores frutíferas em uma escola pública de educação infantil. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 3 ed, João Pessoa - PB. Anais... 2015.
CALLEJAS, I. J. A. Diversidade e índices arbóreos em ambientes escolares. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18 n. 1, p. 454-466, abril, 2014.
COSTA, Í. R. Educação Ambiental: arborização da Escola Dr. João Pereira de Assis. 2016. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 2016.
DANTAS, I. C.; SOUZA, C. M. C. Arborização urbana na cidade de Campina Grande – PB: Inventário e suas espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 4, n.2, p. 1-19, 2004.
DEUS, T. R. V. et al. Educação Ambiental nas escolas: arborização do Colégio Estadual Rui Barbosa, Juazeiro-BA. In: V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 5 ed, Belo Horizonte - MG. Anais... IBEAS – Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais, 2014.
FAGUNDES, J. F. et al. Arborização e jardinagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil em Palmeira das Missões – RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 2, p. 1162-1173, maio-agosto, 2015.
FEITOSA, I. C. R; SATO, G. H. O. Arborização no âmbito escolar como prática de Educação Ambiental. Extramuros, v. 3, n. 1, 81-84p, junho, 2015.
LIMA, C. F; PANDOLFI, M. A. C; COIMBRA, C. C. Arborização Urbana. In: Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga, 4 ed, Taquaritinga. Anais... Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC), 2017.
MELO, P. S. Arborização Escolar: percepção dos alunos de escolas públicas no ensino fundamental Boqueirão - PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2016.
OLIVEIRA, R. A; PASA, M. C. Estudo do meio ambiente em comunidade escolar através da metodologia por projeto. Biodiversidade, v. 12, n. 1, p. 117-127. 2013.
REGIS, R. J. A. et al. Mata urbana: promovendo a arborização na Escola Estadual Berilo Wanderley em Natal/RN. XI Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poçoes de Caldas. Poços de Caldas - MG, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Magna Barbosa, Vanessa Leite, Dacio Brito, Willian Lopes Souza, Israel Junior, Luiz Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”