A governança no comércio de gado em cidades do interior de Alagoas

Autores

  • José Adeilton da Silva Filho Universidade Federal de Alagoas
  • André Maia Gomes Lages Universidade federal de Alagoas, Professor da graduação e do mestrado em Economia FEAC/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.666

Resumo

O trabalho consiste na discussão da existência de ineficiência no mercado de animais denominado como feiras de gado, para o desenvolvimento do sistema agropecuário de bovinos no interior do Estado de Alagoas. Apresentando, desta forma, o leilão como alternativa mais eficiente para o sistema, baseando-se a partir do referencial teórico da Nova Economia das Instituições. Para esse objetivo, utilizou-se o modelo desenvolvido com base no atributo das transações, que tem como objetivo mostrar a relação entre a especificidade dos ativos e o aumento nos custos de transação. Também foram coletados dados de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário nas duas principais feiras do interior de Alagoas no ano de 2015. Ao final concluiu-se que as feiras de gado, não podem, por si só, desenvolver o sistema de comércio de bovinos no interior de Alagoas, onde os custos de transação se fazem presentes, necessitando, assim, da intervenção das prefeituras para a mudança da estrutura de governança, onde os leilões conseguiriam reduzir os custos de transação, dado um aumento na especificidade dos ativos, que é inibido pela estrutura atual das feiras, o que viabilizaria o desenvolvimento da produção de bovinos, acarretando no provável desenvolvimento dos demais participantes dessa cadeia produtiva do interior de Alagoas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Adeilton da Silva Filho, Universidade Federal de Alagoas

Funcionário público de Estrela de Alagoas

Bacharel em Economia - UFAL

Metre em Economia Aplicada - FEAC/UFAL

Referências

BATALHA, M.O. (Coord.) Gestão do agronegócio: Textos selecionados. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

FIANI, Ronaldo. Cooperação e conflito: instituições e desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2011.

GANEM, Angela. O mercado como ordem social em Adam Smith, Walras e Hayek: uma perspectiva crítico-filosófica. Economia e Filosofia: Controvérsias e Tendências Recentes. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.

LIRA, Fernando José. Formação da Riqueza e da Pobreza de Alagoas. Maceió: Edufal, 2007.

LOCKE, Richard M. Construindo confiança. Niterói, Econômica, v. 3, n. 2, 2001.

MACHADO FILHO, C. A.; ZYLBERSZTAJN, D. Os Leilões sob a ótica da economia institucional. São Carlos, Gestão & Produção, v. 6, n. 3, 1999.

SILBERBERG, Eugene; SUEN, Wing. The Structure of Economics; Third Edition, Singapore: McGraw-Hill Higher Education, 2001.

VARIAN, HAL R. Microeconomia. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

WILLIAMSON, Oliver E. Markets and hierarchies. New York: The Free Press, 1975.

ZYLBERSZTAJN, Decio. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness: uma aplicação da nova economia das instituições. 1995. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Silva Filho, J. A. da, & Lages, A. M. G. (2018). A governança no comércio de gado em cidades do interior de Alagoas. Diversitas Journal, 3(3), 655–674. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.666

Edição

Seção

Economia, Administração e Desenvolvimento Rural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)