A governança no comércio de gado em cidades do interior de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.666Resumo
O trabalho consiste na discussão da existência de ineficiência no mercado de animais denominado como feiras de gado, para o desenvolvimento do sistema agropecuário de bovinos no interior do Estado de Alagoas. Apresentando, desta forma, o leilão como alternativa mais eficiente para o sistema, baseando-se a partir do referencial teórico da Nova Economia das Instituições. Para esse objetivo, utilizou-se o modelo desenvolvido com base no atributo das transações, que tem como objetivo mostrar a relação entre a especificidade dos ativos e o aumento nos custos de transação. Também foram coletados dados de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário nas duas principais feiras do interior de Alagoas no ano de 2015. Ao final concluiu-se que as feiras de gado, não podem, por si só, desenvolver o sistema de comércio de bovinos no interior de Alagoas, onde os custos de transação se fazem presentes, necessitando, assim, da intervenção das prefeituras para a mudança da estrutura de governança, onde os leilões conseguiriam reduzir os custos de transação, dado um aumento na especificidade dos ativos, que é inibido pela estrutura atual das feiras, o que viabilizaria o desenvolvimento da produção de bovinos, acarretando no provável desenvolvimento dos demais participantes dessa cadeia produtiva do interior de Alagoas.Métricas
Referências
BATALHA, M.O. (Coord.) Gestão do agronegócio: Textos selecionados. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
FIANI, Ronaldo. Cooperação e conflito: instituições e desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2011.
GANEM, Angela. O mercado como ordem social em Adam Smith, Walras e Hayek: uma perspectiva crítico-filosófica. Economia e Filosofia: Controvérsias e Tendências Recentes. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.
LIRA, Fernando José. Formação da Riqueza e da Pobreza de Alagoas. Maceió: Edufal, 2007.
LOCKE, Richard M. Construindo confiança. Niterói, Econômica, v. 3, n. 2, 2001.
MACHADO FILHO, C. A.; ZYLBERSZTAJN, D. Os Leilões sob a ótica da economia institucional. São Carlos, Gestão & Produção, v. 6, n. 3, 1999.
SILBERBERG, Eugene; SUEN, Wing. The Structure of Economics; Third Edition, Singapore: McGraw-Hill Higher Education, 2001.
VARIAN, HAL R. Microeconomia. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
WILLIAMSON, Oliver E. Markets and hierarchies. New York: The Free Press, 1975.
ZYLBERSZTAJN, Decio. Estruturas de governança e coordenação do agribusiness: uma aplicação da nova economia das instituições. 1995. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 José Adeilton da Silva Filho, André Maia Gomes Lages
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”