Empregabilidade em debate
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.685Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca da categoria empregabilidade no contexto da sociedade capitalista, buscando evidenciar os limites e possibilidades para a inserção no mercado de trabalho, através de uma perspectiva crítico-dialética realizou uma pesquisa bibliográfica, na qual recorremos a autores que estudam a temática proposta. Obtivemos como conclusão que: na sociedade capitalista existe uma discrepância entre a quantidade de oportunidades de trabalho que são ofertadas e a quantidade de pessoas que estão dispostas a trabalhar, restando assim, aos que não conseguem se inserir no mercado formal o ingresso no âmbito da informalidade.Métricas
Referências
ALVES, Giovanni. Reestruturação produtiva, novas qualificações e empregabilidade. São Paulo: Praxis 2ª Ed., 2007.
DELBONI, Denise Poiani. Empregabilidade e o mercado de trabalho no Brasil. 2008. Disponível em: www.delboni.adv.br/download/artigos/001.doc. Acesso em: 23 de julho de 2011.
POCHMANN, Marcio. Desenvolvimento, trabalho e renda no Brasil : avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos:São Paulo: Editora Fundação Perseu. Abramo, 2010.
TAVARES, Maria Algusta. O trabalho informal os fios invisíveis da produção capitalista. REVISTA OUTUBRO, N. 7, p. 50-60, 2002. Disponível em: www2.fae.edu/galeria/getImage/1/361633460249798.pdf. Acesso em: 13 de dezembro de 2011.
_______.O trabalho informal e suas funções sociais. Revista PRAIAVERMELHA, v. 20 nº1, p. 21-36, Jan-Junho 2010. Disponível em: http://www.ess.ufrj.br/ejornal/index.php/praiavermalha/article/view/140/91. Acesso em: 13 de dezembro de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cristiano Miguel Pontes Pereira, Risoneide Pereira Nunes, Conceição Maria Dias de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”