Extensão rural e tecnologia sustentável: utilização de biodigestor na agricultura familiar

Autores

  • Maria Jaciara da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Risoneide Pereira Nunes Universidade Estadual de Alagoas
  • Betilde Matos Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ludmilla Maria Lima Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Conceição Maria Dias de Lima Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-1527-0727

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.687

Resumo

O objetivo é compreender como o biodigestor está sendo usado em propriedades rurais em Alagoas, como tecnologia que favorece o desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada partiu de uma abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos. Foram analisadas três unidades de produção familiar, sendo uma no município de São José da Tapera, e as demais no município de Piranhas, foram feitas visitas de campos, e realizados entrevistas semiestruturadas com os produtores envolvidos no projeto de implantação de biodigestores e analise documental. A contribuição da Extensão Rural na replicação e acompanhamento dessa tecnologia é de grande importância. Esses equipamentos possuem três partes principais, a saber, caixa de carga, tanque de fermentação e caixa de descarga. Com o uso dos biodigestores as propriedades apresentaram melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na propriedade e simultaneamente a melhoria da qualidade de vida, diminuído assim a evasão para os centros urbanos. Apesar de tantos benefícios, um entrave foi identificado, quanto ao uso continuo do biodigestor, o longo período de estiagem que pode afetar diretamente o uso dessa tecnologia. É importante ressaltar que nestas propriedades o biodigestor é usado apenas para obtenção de biogás e biofertilizante provenientes do biodigestor, não se utilizando para outras aplicações como para a geração de energia elétrica. Foi observada também a pouca difusão dessa tecnologia na região de Santana do Ipanema. Para isso, há que se realizarem novos estudos. O biodigestor é uma tecnologia ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável e por isso sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Jaciara da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

 Graduada em Zootecnia da UNEAL

Risoneide Pereira Nunes, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada em Zootecnia da UNEAL

Betilde Matos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela UFPB

Ludmilla Maria Lima Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Assistente Social CRESS 5038/AL. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL

Referências

ANDRADE, Marcio Antonio Nogueira et al. Biodigestores rurais no contexto da atual crise de energia elétrica brasileira e na perspectiva da sustentabilidade ambiental. Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002.

CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão rural no Brasil: da modernização ao desenvolvimento local. Revue uniRcoop, v. 5, p. 164, 2007.

DEGANUTTI, Roberto et al. Biodigestores rurais: modelo indiano, chinês e batelada. Procedings of the 4th Encontro de Energia no Meio Rural, 2002.

GUALDANI, Carla; FERNÁNDEZ, Luz; GUILLÉN, Maria Luisa. Convivência com o semiárido brasileiro: reaplicando saberes através de tecnologias sociais. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS/ Editora IABS, Brasília-DF, Brasil - 2015.

MATTOS, Luis Cláudio. FARIAS JÚNIOR. Mário. MANUAL DO BIODIGESTOR SERTANEJO. Recife: Projeto Dom Helder câmara, 2011.

PEDERIVA, Andre Cristiano et al. Gestão Ambiental: Análise de viabilidade e dimensionamento de um biodigestor para geração de energia elétrica e biofertilizante.(p. 14). 2 Semana Internacional das Engenharias da Fahor-SIEF. Horizontina/RS, 2012.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA F. P. A pesquisa científica. In: Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Silva, M. J. da, Nunes, R. P., Silva, B. M., Santos, L. M. L., & Lima, C. M. D. de. (2018). Extensão rural e tecnologia sustentável: utilização de biodigestor na agricultura familiar. Diversitas Journal, 3(3), 867–876. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.687

Edição

Seção

Dossiê Temático - Dinâmicas Territoriais e Cultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>