Cartografia escolar: nova acepção metodológica centrada nas representações socioespaciais

Autores

  • Sandoval Dias Duarte Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios - Alagoas
  • Fabiana dos Santos Dias Duarte Universidade Estadual de Alagoas
  • Ailton Feitosa Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.690

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção da Cartografia no âmbito educacional, em seus aspectos metodológicos e técnicos, enquanto elemento cartográfico e pedagógico eficaz na compreensão socioespacial no meio escolar. No âmbito da Geografia, a Cartografia torna-se instrumento básico e relevante ao estudo do espaço geográfico, ao descrever através dos mapas as transformações antrópicas e suas contribuições na compreensão de determinados espaços. Essa proposta é vista nos trabalhos de Martinelli (1999), Thralls (1965), Gardner (1995), Carrol (1993) La Blache (2008), Vieira (2015), Feitosa (2012;2013), os quais enfatizam a necessidade de novos olhares metodológicos sobre a Cartografia e sua relevância técnica e didática centrado num ensino qualitativo na Geografia e sua abordagem autêntica no meio escolar. A descrição representativa, por meio da Cartografia, traz em seu bojo necessidades de novas concepções que elucidem aspectos quanto à: localização, direção, distância e ressignificação do espaço delimitado por ações capitalistas e dos efeitos de ordem naturalista e antrópica. A intervenção didática por meio do ensino cartográfico, tem sido questionada diante das dificuldades do ensino dos mapas frente às mudanças tecnológicas, as quais exigem novas didáticas e, consequentemente, novas abordagens metodológicas à consecução de um ensino qualitativo atrelado às novas exigências sociais, econômicas e políticas. A Educação cartográfica torna-se um instrumento didático eficaz sobre o espaço geográfico com vistas à identificação dos elementos naturais. Dessa maneira a compreensão a partir dos mapas no Ensino de Geografia se faz necessária e relevante, a qual deverá ser pautada na qualidade de ensino numa perspectiva socioespacial.

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Biografia do Autor

Sandoval Dias Duarte, Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios - Alagoas

Mestrando pelo Programa de Dinâmicas territoriais e Cultura-PRODIC na Universidade Estadual de Alagoas. Especialista em psicopedagogia Institucional pela Faculdade Regional de Arapiraca-FERA. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Atualmente é professor da rede municipal de Palmeira dos Índios-AL e bolsista vinculado à Fapeal

Fabiana dos Santos Dias Duarte, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda do 6º período do curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Ailton Feitosa, Universidade Estadual de Alagoas

Professor permanente do Programa em Dinâmicas territoriais e cultura-PRODIC/UNEAL. Professor da Uneal do curso de Geografia da Uneal, Campus III. Doutor em Geografia Física pela UFPE

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Publicado

2018-12-08

Como Citar

Duarte, S. D., Duarte, F. dos S. D., & Feitosa, A. (2018). Cartografia escolar: nova acepção metodológica centrada nas representações socioespaciais. Diversitas Journal, 3(3), 843–858. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.690

Edição

Seção

Dossiê Temático - Dinâmicas Territoriais e Cultura