O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada.

Autores

  • Priscyla do Nascimento Bandeira Dantas CESMAC
  • Camilla Lins dos Anjos CESMAC
  • Lais Regina de Oliveira Cavalcanti CESMAC
  • Aleska Dias Vanderlei CESMAC
  • Euclides Maurício Trindade Filho CESMAC
  • Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani CesmacUFALUNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.769

Resumo

A Revolução Digital levou ao aparecimento de novos conceitos, lógicas, valores, práticas e hábitos socioculturais que constituem uma nova forma de mediação denominada de Hipercultura. Neste contexto, buscou-se analisar os impactos das tecnologias da informação e comunicação na sociedade em termos das mudanças cognitivas e individuais resultantes de tal processo na formação dos profissionais do curso de odontologia. Sendo assim, foi comparado o nível de Hipercultura dos acadêmicos de odontologia das instituições de ensino superior pública e privada. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 144 estudantes do curso de odontologia de uma Instituição de ensino pública e privada, por meio de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de um instrumento de coleta de dados adaptado. Os resultados demonstraram que os alunos da amostra pesquisada fazem parte da geração digital, com aspectos relacionados à hipercultura. E isso configurou-se ainda mais forte quando associado ao uso de diferentes tipos de tecnologias digitais e com frequência desse uso. A hiperculturalidade, portanto, apresentou-se relacionada à auto-avaliação de conhecimento e atualização profissional, com destaque para a leitura de artigos na web.

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Biografia do Autor

Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, CesmacUFALUNCISAL

Possui graduação em odontologia pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2005); mestrado em Odontologia (área de concentração em Clínica Integrada) pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2008). Doutora em Estomatopatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), com área de concentração em Patologia. Atualmente é professora de Patologia Geral na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), professora de Patologia Bucal e Patologia Geral na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL), e professora de Patologia Geral e Docente do quadro permanente do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac onde desenvolve pesquisas com ênfase em epidemiologia das doenças agudas e crônicas, odontologia hospitalar, qualidade de vida e pesquisa clínica laboratorial.

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Publicado

2019-06-04

Como Citar

do Nascimento Bandeira Dantas, P., Lins dos Anjos, C. ., Regina de Oliveira Cavalcanti, L., Dias Vanderlei, A. ., Maurício Trindade Filho, E. ., & Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, C. . (2019). O papel da hipercultura na formação do odontólogo: um estudo comparativo entre instituições de ensino pública e privada. Diversitas Journal, 4(2), 658–672. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.769

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pesquisa em saúde: uma abordagem multidisciplinar