Sintomas otológicos da disfunção temporomandibular: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.775Resumo
O desequilíbrio da função muscular ou estrutural da articulação temporomandibular (ATM) pode acarretar na disfunção dessa articulação e causar sinais e sintomas diversos, sendo comumente vistas em pacientes com queixas otológicas. Dentre estes sintomas, os mais frequentemente relatados na literatura são otalgia, zumbido, plenitude auricular e vertigem. Objetivou-se com o presente estudo revisar a literatura sobre as relações entre as disfunções temporomandibulares (DTMs) e sintomas otológicos a fim de orientar os profissionais envolvidos a fazer uma adequada investigação e tratamento destes pacientes. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura através do levantamento de informações em artigos de bases de dados científicos indexados em bases como Medline (via PubMed), LILACS (via BVS) e Scielo. A realização deste estudo identificou que as queixas otológicas e das DTMs possuem uma alta prevalência na população, e que a terapia para DTM é capaz de beneficiar os pacientes com sintomas otológicos. Assim, conclui-se que a equipe multiprofissional deve procurar avaliar e associar os sistemas estomatognático e auditivo baseando-se em amplo conhecimento sobre as DTMs para o diagnóstico dos sintomas otológicos secundários as DTMs.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diego Figueiredo Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”