Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-777Resumo
A migração da população rural para a zona urbana é um fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores das mais diversas áreas de estudos, a fim de atenuar o efeito do deslocamento sobre a superlotação dos centros urbanos e a descontinuidade da atividade rural familiar. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar a percepção dos jovens da comunidade Piau, distrito de Piranhas, Alagoas sobre os benefícios e entraves de residir no meio rural na atualidade. A pesquisa foi realizada em escolas da rede estadual, mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, em uma sequência nominal contendo quinze perguntas nas categorias abertas e fechadas. Os dados foram analisados, agrupados por categoria e similaridade de respostas e posteriormente foram expressos em frequência relativa. Constatou- se que 63% dos jovens gostam de residir no campo, porém 92% relatou que se tivesse oportunidade deixava o campo, por encontrarem dificuldades frente a educação continuada, falta de oportunidades, como emprego, acesso a crédito e terra. A migração pelos jovens é almejada a fim de encontrar condições melhores de vida, visto que as atividades agrarias são marginalizadas e usadas em frases construídas para incentivar/encorajar a continuidade aos estudos e/ou busca por empregos fora da comunidade rural.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Telma de Aquino Rodrigues, Cleyton de Almeida Araújo, Deneson Oliveira Lima, Conceição Maria Dias de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”